09 MAIO | 21H30 | CUFC

O encontro terá como palestrante Doutor Rui Marques.
Atualmente dirige o Instituto P. António Vieira (IPAV). Ao longo da sua vida esteve envolvido quer em organizações da sociedade civil, em temáticas como a auto-determinação de Timor-Leste (Lusitânia-Expresso e Associação 12 de Novembro) ou a integração de pessoas sem-abrigo (CAIS), quer em funções públicas (Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural e coordenador nacional do Programa Escolhas) ou ainda em atividades empresariais (como a Forum Estudante ou a Forum Multimédia).
Recentemente tem animado a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, que reúne uma rede com mais de 350 organizações da sociedade civil.
É, também o Coordenador do Fórum para a Governação Integrada, que é uma rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas que estuda, reflete e age sobre problemas complexos, promovendo modelos de governação integrada para uma maior eficácia e eficiência.
Fez estudos em Medicina, Ciências da Comunicação e Sociologia Económica e das Organizações, sendo que hoje se foca na temática dos problemas sociais complexos e de modelos de governação integrada.
É membro da rede mundial de empreendedores sociais da Ashoka (Ashoka Fellow).”

O Moderador será o Dr. Miguel Oliveira.
Miguel Oliveira é licenciado em Engenharia do Ambiente pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e mestre em Gestão e Administração Pública pelo Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território desta instituição.
Faz parte dos grupos de trabalho da Educação e do Território da RESMI – Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural, iniciativa promovida pelo ACM – Alto Comissariado para as Migrações.
Na PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, para além das suas funções na Comissão Executiva, foi responsável pela criação e coordenação da missão “PAR Linha da Frente” em Atenas, sendo que atualmente se encontra a coordenar o projeto do Ensino da Língua Portuguesa aos refugiados acolhidos em território português pelas Instituições Anfitriãs da PAR e pelo acompanhamento destas famílias nos distritos da região centro do país.
Com formação especializada em Logística de Projetos de Desenvolvimento e Ajuda Humanitária tem vindo a colaborar em diversos projetos de Cooperação e Desenvolvimento em países de África e Ásia.
É membro da Comissão Diocesana Justiça e Paz da Diocese de Aveiro.

Categorias: Informações