Latino-América Duo

No próximo dia 24 de outubro, pelas 21h00, o CUFC  recebe o Latino-América Duo, projeto artístico que navega pelo mosaico cultural do continente latino-americano através de duas guitarras. Formado pelos guitarristas brasileiros Alexandre Simon e José Daniel, o duo celebra 10 anos de carreira em 2019 com o lançamento do seu álbum de estreia na Europa. O espetáculo busca conduzir o público a um passeio pelos caminhos sonoros do sul, trazendo para o palco cores e sons da cultura popular do Brasil e América Latina. Em formato de concerto comentado, o duo busca aproximar o público da diversidade cultural meridional, através de elementos históricos e socioculturais que compõem as músicas do concerto. O repertório apresentado pelo duo visita compositores consagrados como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Thiago Colombo,Astor Piazzolla, Agustín Barrios e Sergio Assad, através de ritmos da cultura  popular como o choro, o samba-canção, a milonga, o tango e  temas inspirados no folclore brasileiro e sul-americano. O concerto de lançamento do novo CD do Latino-América Duo terá ainda a participação especial da guitarrista brasileira Amanda Carpenedo e será realizado no dia 24 de Outubro às 21h no no CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura).

Sobre o Duo

Formado pelos guitarristas brasileiros Alexandre Simon e José Daniel, o Latino-América Duo dedica-se à divulgação da música brasileira e latino-americana através da performance de novos arranjos e composições para duas guitarras. O duo iniciou suas atividades em 2009 e desde então, tem sido convidado a apresentar-se em diversos espaços e projetos culturais do Brasil e América do Sul. Em 2014, o duo foi agraciado com o Prémio Concertos Didáticos da Fundação Nacional das Artes e Ministério da Cultura pela realização do projeto Música Sem Fronteiras que levou a música instrumental para milhares de alunos de diversas escolas públicas da fronteira do Brasil com o Uruguai. Em 2017, o duo realizou uma turnê de 30 concertos pelo Uruguai, Argentina e Brasil. Recentemente, o Latino-América Duo foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música, na categoria Música Instrumental, um dos mais importantes prêmios da Música Brasileira.  Para celebrar seus 10 anos de carreira, em 2019 o duo está a realizar uma série de concertos pela Europa. Em novembro deste ano, o duo irá representar o Brasil na X Semana Latinoamericana de Frankfurt na Alemanha.

 Alexandre Simon

Alexandre Souza Simon é Licenciado em Guitarra pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Performance Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Apresentou-se em diversos espaços e projetos culturais, com destaque para os projetos “Violões do Sul”, “Musical Petropar” e “Concertos Didáticos” da Funarte. Realizou concertos no Brasil, Uruguai, Argentina e Canadá, onde lançou “Terruño”, seu disco solo. De 2013 a 2015, realizou uma especialização em música latino-americana com o guitarrista Eduardo Isaac na Argentina.  Atualmente é investigador doprograma Doutoral em  Música da Universidade de Aveiro, dedicando-se ao estudo e ainterpretação de novos  compositores do Brasil meridional para guitarra.

José Daniel

José Daniel Telles dos Santos é Licenciado em Guitarra e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Atua como guitarrista e professor de música, tendo sido professor do Espaço Musical JD e do Instituto de Belas Artes na cidade de Rio Grande. Em 2013, coordenou o “I Festival Internacional de Violão do Mercosul” em homenagem ao célebre guitarrista Lucio Yanel, evento premiado pela Ministério da Cultura. Em 2018, realizou um concerto de música brasileira no “Dia do Brasil em Portugal” na livraria Lello, a convite do consulado brasileiro no Porto. Atualmente, dedica-se à  investigação sobre elaboração de arranjos para duo de violões no Programa Doutoral em  Música da Universidade de Aveiro.