Por Israel Angeli

Plane Crazy é um curta-metragem animado e produzido por Walt Disney, de 1928. Com direção de Walt Disney e Ub Iwerks, a animação é marcada pela primeira aparição do personagem Mickey Mouse. A inspiração foi o voo histórico de Charles Lindbergh, que cruzara o oceano Atlântico de Paris a Nova York, no ano anterior. A história conta a tentativa de Mickey que, junto aos animais da fazenda, constróem um avião. Seguem-se uma série de dificuldades para voar. Minnie, que também apareceu pela primeira vez no curta, aceita voar com Mickey, enquanto ele tenta impressioná-la.

Mickey nasce como uma “vingança” de Disney por perder seu personagem para “Oswaldo, o coelho sortudo” para Charles Mintz em uma disputa contratual. Disney então desenvolve o Mickey. Notem a semelhança entre eles.

Ao contrário do que muito acreditam, Steamboat Willie não foi sua primeira aparição. Plane Crazy foi produzido antes, ainda como cinema mudo e chegou a ser exibido em um cinema em Hollywood, em 15 de maio de 1928, mas não conseguiu um contrato de distribuição. Um dos motivos era que já no ano anterior, 1927, o filme The Jazz Singer já havia sido lançado e feito enorme sucesso. Disney, sempre atento às inovações aposta nessa nova tecnologia e já ainda em 1928 lança Steamboat Willie, esse já com som e que alcançou o sucesso. Walt Disney ainda lançou O Gaúcho Galopante (The Gallopin’ Gaucho, 7 de agosto de 1928) e A Dança no Celeiro (The Barn Dance, 14 de março de 1929) e finalmente relançou Plane Crazy, dessa vez já musicado por Carl W. Stalling, em 17 de março de 1929.

Nessa animação, a trilha sonora serve como plano de fundo das ações ou para exemplificar a visão do personagem. Um bom exemplo disso é o que acontece ao 1:38, quando Mickey pensa em outra solução para levantar voo e a música claramente acompanha essa tomada de decisão.

Carl Stalling foi um músico organista que tocava em cinemas mudos e se tornou o compositor dos estúdios Disney logo no começo de sua existência. Desenvolveu o chamado “método tick”, uma espécie de cronômetro que permitia aos animadores marcar o tempo das animações, e assim os músicos podiam gravar mesmo antes que a animação estivesse pronta. Em 1930 Stalling deixa os estúdios Disney e vai para a Warner Bros, que além de produtora de filmes possuía um extenso acervo musical, já que a Warner controlava as maiores editoras de música da época. Com esse acervo em mãos e sua capacidade musical, Stalling revolucionou a música para animação nas obras que se seguiram.

Referências:

https://www.companhiacinefila.pt/2020/05/plane-crazy-1928-e-origem-de-mickey.html

https://www.imdb.com/name/nm0006298/