Carlo Acutis[1] nasceu a 3 de maio de 1991, em Londres, e viveu em Milão. 

Apóstolo na internet

Carlo, durante a sua infância e adolescência, gostava de jogar futebol, de estudar e de passar tempo com os outros, tendo uma grande abertura para os mais necessitados, sem se importar com raças ou religiões.

O seu grande e melhor amigo era Jesus e Carlo queria partilhar esse tesouro com todos! Um dos seus grandes passatempos permitiu-lhe evangelizar de uma forma diferente, através da internet. Essa amizade levava-o a participar diariamente na Missa e, com uma devoção particular a Nossa Senhora, criou um website onde fazia exposições sobre os milagres eucarísticos, compartilhando a alegria de um encontro concreto com Jesus com todos que lessem o seu website (http://www.miracolieucaristici.org/).

Kit para te tornares Santo

Carlo Acutis criou o seu próprio “kit para te tornares Santo”, para ajudar as crianças de a quem dava catequese. Este kit tem um total de 6 passos.

  1. Querer de todo o coração e, se ainda assim não for suficiente, pedir ao Senhor ajuda insistentemente.
  2. Ir à Missa diariamente e comungar. 
  3. Rezar o Santo Rosário todos os dias. 
  4. Ler diariamente uma passagem da Bíblia.
  5. Fazer frequentemente Adoração Eucarística diante do Santíssimo Sacramento. Isto vai aumentar prodigiosamente o teu nível de santidade. 
  6. Se possível, confessar os pecados veniais todas as semanas.

Caminho para a santidade

Faleceu em 2006, com 15 anos, devido a uma leucemia fulminante e, em 2018, foi declarado Venerável. Os seus restos mortais foram transladados para o Santuário do Despojamento em Assis.

Carlo Acutis vai ser beatificado a 10 de outubro deste ano. Questionada a respeito da beatificação do filho, Antonia Salzano afirma que “a nós interessa que o exemplo de Carlo possa ajudar tantos jovens e tantas pessoas a reencontrar a fé em Jesus e sobretudo a importância dos sacramentos que representa o ponto chave da espiritualidade de Carlo”.


[1] https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-08/veneravel-carlo-acutis.html

http://carloacutis.com/pt/association