1 – PRINCÍPIOS

1. O Centro Académico Fé e Cultura (CAFC[1]) é uma instituição da diocese de Aveiro vocacionada para apoiar a população académica: alunos, professores e funcionários.

2. Rege-se por Estatutos aprovados pelo Bispo da diocese, está dotada de órgãos directivos, dos quais se destaca o director que é directamente nomeado por ele.

3. Está situado num espaço universitário, que se quer pluralista e ecuménico, com o qual deseja colaborar, dentro daquilo que lhe é específico.

4. Define a sua especificidade pela visão humanista e cristã da pessoa e das suas múltiplas expressões, designadamente culturais e associativas, que lhe advêm da fé em Jesus Cristo e da pertença à Igreja católica.

5. Considera esta sua perspectiva específica um complemento enriquecedor para a formação integral de todos os que estão relacionados com o ensino superior; por esta formação busca-se a harmonia da técnica e da ética, dos diversos saberes humanos e do sentido nobre da vida em que cada pessoa realiza a sua felicidade integrada na realização do bem comum.

6. Reconhece e valora positivamente a existência de pessoas crentes associadas em confissões religiosas no espaço académico (universidade e escolas superiores) com as quais deseja desenvolver um diálogo recíproco ao serviço da evangelização do meio académico.

7. Apoia e fomenta, dentro daquilo que lhe é específico, a presença e intervenção dos cristãos, individualmente e em grupos ou movimentos, neste meio a fim de que tudo (pessoas, estruturas e ambiente) posa beneficiar do “ar novo” que o Evangelho de Jesus proporciona ao que é humano.

8. Proporciona a estes cristãos locais de reunião, convívio e oração, e a participação em acções de formação que visam aprofundar a relação da fé com a vida, da ciência com a religião e da cultura com o cristianismo, ou outras com especial interesse e oportunidade.

9. Está particularmente atenta aos estudantes mais carenciados e procura ajudá-los com bolsas de estudo ocasionais, através do Fundo de Solidariedade (Aprovado regulamento “ad experimentum”, em 04-01-1999), ou outros meios julgados dignos e necessários.

10. Oferece a toda a população académica um espaço diferente (que vale a pena experimentar) em que o acolhimento amigo e o convívio alegre favorecem o encontro consigo mesmo, com os outros e com Deus.

2 – OBJECTIVOS PERMANENTES
– Acolher quem procura os seus serviços e oferecer um espaço de encontro diferente;
– Promover o diálogo Fé/Cultura;
– Possibilitar o aprofundamento da fé a jovens e comunidade educativa;
– Celebrar os tempos litúrgicos mais fortes (ex. Natal, Páscoa) e os principais acontecimentos do Ano Académico (ex. Acolhimento aos novos alunos, Bênção dos Finalistas).
– Facultar uma formação humana e cristã que seja adequada à formação do ensino superior;
– Apoiar grupos de reflexão, oração, ação social e fortalecer a unidade destes na diversidade das suas propostas;
– Ajudar estudantes em dificuldades económicas através do Fundo de Solidariedade.

________________________________________
[1] – Centro Académico Fé e Cultura – NIPC: 502204451. Instituição diocesana (25-03-1987) que actualmente exerce a sua actividade através do Centro Universitário Fé e Cultura – C.U.F.C.