Quem somos

O SDAM – Serviço Diocesano de Animação Missionária é o órgão da Diocese de Aveiro que cuida da animação, sensibilização e acção missionária ad gentes da Diocese de Aveiro.

Tem por referência a afirmação de João Paulo II: “A missão ad gentes hoje é mais válida do que nunca” e “cada homem e cada mulher tem o pleno direito a que lhes sejam ensinadas «muitas coisas»” (NMI 40). O Papa insiste na necessidade de “um novo ímpeto apostólico vivido como compromisso diário das comunidades e grupos cristãos”. Em sintonia plena com este sentir está o nosso Bispo.

Insistência semelhante faz o II Sínodo da nossa Diocese, prevendo formas concretas de cooperação “com as Igrejas em Terras de Missão” (cf. Livro respectivo, p. 37). Factos recentes atestam a urgência de prosseguir os trabalhos de evangelização missionária.

 

1. OBJECTIVOS GERAIS

1.1 Fomentar a animação missionária ad gentes na Igreja diocesana, sobretudo nas paróquias e nos movimentos, no seminário e nas comunidades religiosas, designadamente por ocasião da celebração dos Dias previstos pelas Obras Missionárias Pontifícias e outros que se revelem especialmente indicados.

1.2 Promover e colaborar, na sequência de experiências anteriores e em parceria com outras instituições (paróquias, dioceses, institutos ad gentes), em projectos de voluntariado missionário, em moldes que se revelem adequados.

1.3 Apoiar e dinamizar, em colaboração com o CUFC e outras instituições, os grupos de jovens provenientes dos países da CPLP que se encontram entre nós por causa dos estudos ou da preparação profissional.

1.4 Reforçar os elos de comunhão com os missionários ad gentes que mantêm com a nossa Igreja diocesana uma especial relação.

1.5 Organizar a preparação dos candidatos à experiência missionária nacional e internacional e providenciar para que se mantenha “animado” e colaborante o espírito de quem já fez esta experiência.

1.6 O SDAM está consciente de que a dimensão missionária ad gentes faz parte da própria natureza da Igreja. Por isso procurará incutir na Diocese a noção da correspondente animação (despertar, motivar, aprofundar e encaminhar) como dever de todos os cristãos, designadamente das suas famílias, comunidades e movimentos.

1.7 Fomentar a criação de núcleos e grupos de animação missionária nas comunidades e movimentos da Diocese.

1.8 Prestar apoio às paróquias que têm grupos de animação missionária, para o efeito, irá propor encontros periódicos com os seus responsáveis.

1.9 Promover o voluntariado missionário

1.10 Fomentar nas paróquias de pertença dos candidatos à experiência o aproveitar do envio destes para animar o espírito de missão em todos os cristãos, sobretudo jovens e crianças.

1.11 Pedir a colaboração dos párocos para que informem o SDAM sobre os candidatos a experiências de voluntariado missionário e sobre o acompanhamento que tem sido dado a quem já fez a experiência em anos anteriores.

1.12 Apoiar as necessidades da Missão Ad Gentes, nomeadamente com Projectos de Desenvolvimento, tendo sempre em conta as necessidades levantadas no terreno, trabalhando por resposta aos apelos feitos a partir do terreno e das realidades locais dos países em actuação. Todo o trabalho deverá ser feito tendo em conta o absoluto respeito pelas culturas e costumes dos destinatários. Todos os trabalhos desenvolvidos deverão ser englobados em ambiente de desenvolvimento sustentável e gestão própria depois de implementados, para que o recurso não se esgote e, consequentemente, o bem que ele origina no próprio meio onde é implantado perdure e, a nosso desejo, frutifique gerido por autóctones.

1.13 Todos os Projectos terão ainda uma componente de formação que permitirá aos locais continuar e desenvolver os projectos e bens originados por eles. Pretende-se dar as condições para que as pessoas por si possam subir os degraus do desenvolvimento, sendo de facto, os próprios destinatários beneficiados a rentabilizar e a dar continuidade aos projectos depois de inicialmente implantados, dando cumprimento com acção à animação missionária feita na Diocese.

As frentes de trabalho do Serviço Diocesano de Animação Missionária (SDAM) serão assim os sectores da Animação Missionária, Infância Missionária, Voluntariado Missionário e Projectos.

São estes que directamente prestam as funções de sensibilização e animação pastoral missionária, bem como de acção missionária em espírito de fraternidade e desenvolvimento dos povos.