WordPress
Versão 2.9.1

Plataforma de Publicação Semântica Pessoal

Antes de mais

"O WordPress é um projecto que me é muito caro. Todos os programadores e participantes acrescentam algo único e juntos criámos algo de que me orgulho de fazer parte. Foram investidas milhares de horas de trabalho no WordPress e estamos empenhados em torná-lo cada vez melhor. Obrigado por o incluir no seu mundo."

— Matt Mullenweg

Instalação: A famosa instalação em 5 minutos

  1. Descompacte o pacote para uma nova pasta.
  2. Abra o ficheiro wp-config-sample.php com um editor de texto, como por exemplo o WordPad e preencha os dados relativos à ligação à base de dados.
  3. Guarde o ficheiro com o nome wp-config.php
  4. Envie todos os ficheiros para o servidor.
  5. Execute o /wp-admin/install.php o seu browser. Este passo deverá configurar as tabelas necessárias para o blogue. Se ocorrer algum erro, verifique o ficheiro wp-config.php e tente novamente. Se o problema persistir, procure auxílio nos fóruns de suporte fornecendo o máximo de informações possível.
  6. Tome nota da senha que lhe for fornecida.
  7. O programa de instação deverá redireccioná-lo para a página de início de sessão.. Inicie sessão com o nome de utilizador admin e a senha gerada durante a instalação. Poderá depois alterar a senha clicando em 'Perfil'.

Actualização

Antes de actualizar o quer que seja, certifique-se de que tem cópias de segurança de todos os ficheiros que possa ter modificado, por exemplo o ficheiro index.php.

Actualizar a partir de qualquer versão anterior para a versão 2.7:

  1. Elimine os ficheiros antigos do WordPress, mantendo aqueles que foram modificados.
  2. Aceda a /wp-admin/upgrade.php no seu browser.
  3. Queria mais? É só isto!

Alterações aos Temas

Se personalizou o seu tema, é provável que precise de lhes introduzir algumas alterações. Se está a converter temas da versão 1.2 ou anterior, criámos um guia especialmente para si.

Recursos Online

Se tiver algumas perguntas sem resposta neste documento, utilize um dos vários recursos online acerca do WordPress:

Comunidade Portuguesa de WordPress
Página da Comunidade Portuguesa de WordPress que conta com vários anúncios, dicas e fóruns de ajuda.
The WordPress Codex
O Codex é a enciclopédia de tudo relativo ao WordPress. Trata-se do recurso de informações sobre o WordPress mais abrangente.
The Development Blog
Aqui poderá encontrar as últimas actualizações e notícias relacionadas com o WordPress. Adicione-o aos seus favoritos e visite-o regularmente.
WordPress Planet
O Planeta WordPress é um agregador de notícias que junta artigos de blogues do WordPress de todo o mundo.
WordPress Support Forums
Se procurou em todo o lado e mesmo assim não consegue encontrar um resposta, experimente procurar ajuda nos fóruns de suporte, os quais são muito activos e são suportados por uma ampla comunidade pronta a ajudar. Para que os outros o possam ajudar de forma eficaz, certifique-se de que utiliza um título descritivo e descreve o problema com o maior detalhe possível. Nota: Os fóruns de suporte são em inglês. Para aceder aos fóruns de suporte em Português, clique aqui.
WordPress IRC Channel
Por último, existe um canal de conversação online que é utilizado para debate entre pesoas que utilizam o WordPress e, ocasionalmente, para tópicos de suporte. Esta página wiki deverá fornecer-lhe as orientações necessárias. (irc.freenode.net #wordpress)

Recomendações de Sistema

O WordPress é a continuação oficial do b2/cafélog, o qual teve origem em Michel V. O trabalho foi prosseguido pelos programadores de WordPress. Se pretender apoiar o WordPress, poderá efectuar um donativo.

Actualizar a partir de outro sistema

O WordPress consegue importar conteúdo a partir de vários sistemas. Primeiro, terá de instalar o WordPress e colocá-lo a funcionar conforme descrito acima.

Interface XML-RPC e Atom

Agora é possível publicar artigos no seu blogue WordPress com ferramentas como, por exemplo Windows Live Writer, Ecto, Bloggar, Radio Userland (o que significa que poderá utilizar a funcionalidade de publicação por correio electrónico), NewzCrawler, e outras ferramentas que suportem as APIs de Blogging! :) Poderá obter mais informações sobre o suporte a XML-RPC no Codex.

Publicar Através de Correio Electrónico

É possível publicar a partir de um programa cliente de correio electrónico! Para configurar este tipo de funcionamento, vá ao ecrão de opções de escrita e preencha os detalhes da sua conta POP3 secreta. Necessitará de configurar a execução periódica de wp-mail.php de modo a verificar a existência de novos artigos na sua caixa de correio. Poderá fazê-lo através de tarefas agendadas ou, se o seu fornecedor de alojamento não o suportar, poderá procurar um serviço de monitorização de Web sites, de modo a que o URL de wp-mail.php seja acedido regularmente.

Publicar é fácil: Todas as mensagens enviadas para o endereço que especificar serão publicadas, utilizando o assunto como título do artigo. É aconselhável manter o endereço em segredo. O programa eliminará mensagens de correio electrónico que tenham sido publicadas com êxito.

Permissões de Utilizador

Eliminámos os níveis de utilizador de modo a introduzir as funções de utilizador mais flexíveis apresentadas na versão 2.0. Poderá ler mais sobre permissões e capacidades no Codex.

Notas Finais

Partilhe

O WordPress não tem nenuma campanha de marketing multimilionária ou o patrocínio de celebridades, mas temos algo ainda melhor, temo-lo a si. Se apreciar o WordPress, considere recomendá-lo a um amigo ou configurá-lo para alguém com menos conhecimentos do que os seus, ou escrever a um autor que não conheça o WordPress.

Copyright

O WordPress é fornecido sob a licença GPL (veja licenca.txt).