Caminhada de Advento – dimensão comunitária

img_960xx

VAMOS OUSAR A ALEGRIA DO DEUS CONNOSCO – JESUS CRISTO

“O Advento aponta-nos para a luz que é Jesus Cristo, luz essa que, se a ela nos abrirmos, ilumina o nosso caminho e nos guia até à Pátria eterna. S. Mateus fala de uma estrela que guia os Magos até ao presépio de Belém “E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou.” (Mt. 2, 9)
Como símbolo da nossa caminhada, assumimos então, a ESTRELA. Ao longo das semanas do Advento e no dia de Natal iremos construindo uma estrela na qual vai aparecendo o lema da nossa caminhada”

estrela

1 ª Semana – (30/11 a 6/12)

Na escola da Palavra: “Acautelai-vos e vigiai” (Mc. 13, 33)

Motivação: VAMOS

Na vida de hoje…:
– Assumir o compromisso de olhar a vida (fazer o exame de consciência) e perceber o que nos afasta de Deus e da nossa felicidade.

Gesto em comunidade:
– Colocar a ponta de estrela com a palavra “VAMOS” no local onde se pretende construir o presépio na igreja.
– Poderá ser colocada durante a oração universal com uma prece a acompanhar.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

2 ª Semana – (7/12 a 13/12)

Na escola da Palavra: “Preparai o caminho do Senhor” (Mc. 1, 3)

Motivação: OUSAR

Na vida de hoje…:
– Tornar visível a mudança de vida, mudando algo que não está bem e de que tomámos consciência na semana passada.
– Procurar celebrar o sacramento da reconciliação.

Gesto em comunidade:
– Colocar a ponta de estrela com a palavra “OUSAR”.
– Poderá ser colocada no momento do acto penitencial acompanhado com um pequeno texto de pedido de perdão.

3 ª Semana – (14/12 a 20/12)

Na escola da Palavra: “Vivei sempre alegres, orai sem cessar, dai graças” (1 Tess. 5, 16)

Motivação: A ALEGRIA

Na vida de hoje…:
– Tornar visível a alegria: saudando alguém, enviando um e-mail ou sms com uma mensagem otimista e de alegria, …

Gesto em comunidade:
– Colocar a ponta de estrela com a palavra “A ALEGRIA”.
– Poderá ser colocado antes da bênção final com um pequeno texto para ajudar a tomar consciência do envio para tornar visível a alegria.

4 ª Semana – (21/12 a 24/12)

Na escola da Palavra: “Faz o que te pede o teu coração, porque o Senhor está contigo”  (2 Sm. 7, 3)

Motivação: DO DEUS CONNOSCO

Na vida de hoje…:
– Tornar visível o Deus connosco através da prática de uma boa ação a favor dos outros (próximo).

Gesto em comunidade:
– Colocar a ponta de estrela com as palavras “DO DEUS CONNOSCO”.
– Poderá ser colocado antes da bênção final com um pequeno texto para ajudar a tomar consciência do envio para a prática da boa ação.

NATAL – (25/12)

Na escola da Palavra: “Nestes dias que são os últimos falou-nos por seu Filho” (Heb. 1, 2)

Motivação: JESUS CRISTO

Na vida de hoje…:
Tornar visível Jesus Cristo, colocando, em família, o menino Jesus no presépio e a seguir ler o texto Lucas 2, 1-20 e rezar a oração proposta para a caminhada.

Gesto em comunidade:
– Colocar o centro da estrela com as palavras “JESUS CRISTO”.
– Poderá ser colocado depois da proclamação do Evangelho: o Deus connosco é Jesus Cristo.

img_960xxx