Caminhada de Quaresma 2015 – Apresentação

quaresma_960x

Jesus é o Filho de Deus: escuta-O!

Neste tempo forte da Quaresma a Diocese de Aveiro propõe a todos uma caminhada que faça deste tempo um verdadeiro tempo do encontro com Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Somos desafiados a aprofundar a escuta e a oração, assumindo um dos grandes objetivos que o nosso Bispo, D. António Moiteiro, traçou assim que chegou à Diocese: “enquanto comunidade cristã devemos criar espaços de fraternidade onde se realizem as palavras de Jesus: «Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles» (Mt 18, 20).” (Homilia da entrada solene na Diocese de Aveiro, 14 de Setembro 2014).

“Na Quaresma a liturgia despe-se dos seus aleluias e glórias, convidando-nos a um estreitamento de vida, a um despojamento do supérfluo, a um tempo de germinação escondida e profunda, iluminada sempre por uma esperança e uma espera. Ela convida-nos a entrar em nós mesmos para nos mergulhar nas fontes da vida, em Cristo.” (monge cartuxo, in www.snpcultura.org)

A proposta para este tempo quaresmal centra-se:
Num lema – Jesus é o Filho de Deus: escuta-O!
Num símbolo comunitário – a árvore
Numa proposta de Lectio Divina
Num caderno ou folhas de oração individual para crianças, adolescentes e jovens
Num dia de retiro, por arciprestado

Lema

Jesus é o Filho de Deus: escuta-O! Este é o lema congregador definido para esta Quaresma. Queremos continuar o caminho iniciado no tempo de Advento. Se aí fomos desafiados a “…Ousar a Alegria de Deus Connosco: Jesus Cristo!”, agora queremos ir mais longe neste mistério da Encarnação e escutar Jesus como verdadeiro Filho de Deus! É o desafio a passar do Mistério da Encarnação à Ressurreição!

Traçamos como objetivos gerais:
– Dinamizar as comunidades cristãs para que vivam em profundidade o tempo litúrgico da Quaresma;
– Promover a (re)descoberta da dimensão orante na vida de cada cristão;
– Valorizar a Palavra de Deus, a partir da liturgia dominical, como fonte de encontro com Jesus Cristo;
– Viver em comunhão, como Igreja Diocesana, esta caminhada Quaresmal;

Materiais

– uma árvore com ramos secos (ou uma representação, por exemplo cartaz);
– uma “folha de árvore” grande por semana, com o desafio semanal;
– uma proposta semanal de Lectio Divina, com base no Evangelho dominical;
– uma folha semanal de oração e compromisso para crianças e adolescentes até ao 9º ano.
– um caderno de oração e compromisso individual, para jovens a partir do 10º ano.

arvore_960x

Dimensão Comunitária

Na 4ª feira de cinzas deve ser colocada, em cada Igreja, uma ÁRVORE COM RAMOS SECOS, que é o símbolo comunitário desta quaresma.
Em cada eucaristia dominical deve ser colocada na árvore uma “folha de árvore” grande, com o desafio semanal:
1ª Semana – Converte-te e acredita no Evangelho! – CONVERTE-TE
2ª Semana – Encontra-te com Jesus! – ENCONTRA-TE
3ª Semana – Experimenta Vida Nova em Jesus! – EXPERIMENTA
4ª Semana – Pratica a verdade e caminha na Luz! – PRATICA
5ª Semana – Queres servir? Segue-Me! – SEGUE-ME
Dom. Ramos – Faz da Páscoa de Jesus a tua Páscoa! – ENTREGA-TE
Dom. Páscoa – Vê e acredita: Ele é verdadeiramente o Filho de Deus! – ACREDITA

Propomos um dia de retiro (7 de março), organizado, preferencialmente, a nível arciprestal. Poderá ser organizado contemplando tempo para:
– Aprofundamento do desafio semanal Encontra-te com Jesus!
– Adoração ao Santíssimo Sacramento
– Celebração Penitencial/confissões

Dimensão de grupo/familiar

Apresentamos uma sugestão semanal de Lectio Divina, com base no Evangelho Dominical. A proposta está organizada com leitura, meditação, oração, contemplação e ação, dirigida em especial a famílias, grupos bíblicos e de catequese de adultos.

Dimensão individual

As crianças e adolescentes, até ao 9º ano, receberão, na sessão de catequese, uma folha semanal de oração e compromisso. Os catequizandos são convidados a levá-la para a Eucaristia da semana seguinte, como fruto da sua oração, para colocar na árvore comunitária.
Os jovens recebem, no início da Quaresma, um caderno de oração e compromisso, onde são desafiados a um caminho de oração pessoal. Este caderno será pessoal, mas deve ser valorizado no grupo, no retiro quaresmal, na celebração diocesana do Dia Mundial da Juventude e na Semana Santa.

2 Comments

1. costumo ajudar o nosso pároco na preparação da liturgia dominical e, em anos anteriores tenho tido por base as vossa orientações concretamente para a caminhada do advento e quaresma mas este ano não está tão completa como em anos anteriores. Seria pedir muito se me fornecessem mais material EX maquete da folha da vossa proposta para a quaresma, mais algum suporte escrito etc.
    Eu ficaria muito grata mas, Jesus, ficaria muito feliz porque melhor era passada a sua mensagem.
    Bem-hajam

2. Também costumo ajudar na preparação da caminhada, agradecia que se possível possam colocar pequenos textos introdutórios para cada semana. Muito obrigada.