Pages Navigation Menu

NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL DE 2016-2017

brasao diocese _960px

NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL DE 2016-2017

        Segundo o Concílio Vaticano II os presbíteros são consagrados para pregar o Evangelho, apascentar os fiéis e celebrar o culto divino, à imagem de Cristo, sumo e eterno sacerdote. Constituem com o bispo diocesano um único presbitério, ao qual são confiadas diversas funções. Com o seu estilo de vida mostrem a imagem dum ministério verdadeiramente sacerdotal e pastoral aos fiéis e infiéis, aos católicos e não católicos e devem dar a todos testemunho de verdade e de vida; e, como bons pastores, devem ir procurar também aqueles que foram batizados na Igreja católica, mas abandonaram a prática dos sacramentos ou mesmo perderam a fé (Cf. LG 28).

        Por sua vez, o Papa Francisco, no seu magistério sobre a missão dos ministros ordenados na Igreja, oferece algumas características que são úteis no momento em que são dadas a conhecer as nomeações na nossa Diocese de Aveiro. Eles devem ser pastores com «cheiro a ovelha» e «aroma de Cristo», tal como narra a parábola do Bom Pastor; pastores que caminham e conduzem uma Igreja em saída onde o caminhar na esperança exige aprender, seguir o Mestre e ser discípulos; pastores ao serviço da comunhão que nos leve a percorrer o caminho espiritual do encontro à amizade, da amizade à fraternidade e da fraternidade à comunhão.


Tendo em conta estes princípios, as nomeações para o próximo ano pastoral são as seguintes:

Pe. Abílio Manuel Ferreira Araújo – Membro do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, mantendo a paroquialidade de São Jacinto e Torreira e dispensado do Departamento da Pastoral da Mobilidade Humana.

Pe. Ailton Rodrigues Lopes, SVD – Pároco de Alquerubim, Frossos e S. João de Loure, arciprestado de Albergaria-a-Velha, tendo como Vigários Paroquiais o P. José Luís de Sousa Pimenta, SVD e P. Yohanes Maria Vianey Fuka, SVD.

Pe. António Martins Costa Leite – Pároco de Barrô, arciprestado de Águeda, e Colaborador da Cúria Diocesana, mantendo a paroquialidade de Recardães.

Pe. Fernando Lacerda Ferros – Administrador Paroquial da Gafanha do Boa-Hora, arciprestado de Vagos, mantendo a paroquialidade de Santo André de Vagos.

Pe. Gustavo André da Silva Fernandes – Vigário Paroquial de Bustos e Mamarrosa, arciprestado de Oliveira do Bairro, e membro da Secretaria Episcopal.

Pe. João Manuel Marques Gonçalves – Pároco de Eirol e Eixo, arciprestado de Aveiro, e Vigário Paroquial de S. Bernardo.

Pe. Joaquim Martins – Pároco de Cacia, arciprestado de Aveiro.

Pe. Joaquim Taveira da Fonseca, SDB – Pároco da paróquia de Mogofores, arciprestado de Anadia.

Pe. José Luís de Sousa Pimenta, SVD – Pároco de Lamas, Segadães e Trofa, arciprestado de Águeda, tendo como Vigários Paroquiais o P. Ailton Rodrigues Lopes, SVD e o P. Yohanes Maria Vianey Fuka, SVD.

Pe. José Manuel Marques Pereira – Pároco de Fermentelos, arciprestado de Oliveira do Bairro.

Pe. José Sardo Fidalgo – Colaborador Pastoral da paróquia de São Salvador de Ílhavo, arciprestado de Ílhavo, e membro do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar.

Pe. Licínio Manuel Figueiredo Cardoso – Coordenador Diocesano de Pastoral, mantendo a paroquialidade de Dornelas e Silva Escura.

Pe. Luís Manuel Barbosa de Oliveira – Vigário Paroquial de Eirol e Eixo, mantendo a paroquialidade de São Bernardo.

Pe. Pedro Miguel Vieira Barros – Pároco de Nossa Senhora de Fátima e pároco de Nariz, arciprestado de Aveiro.

Diácono Francisco José Conde Santos – Responsável do Departamento da Pastoral da Mobilidade Humana.

Diácono Carlos Alberto Lourenço Nunes – Colaborador Pastoral das paróquias de Oliveira do Bairro e Palhaça.

Diácono Jorge Pereira de Abrantes – Colaborador Pastoral das paróquias de Oliveira do Bairro e Palhaça.

Sérgio Manuel de Jesus Martins – Responsável do Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas.

 

As tomadas de posse serão coordenadas com os respetivos arciprestes e deverão ocorrer até ao fim de setembro.

 

Aveiro, 31 de julho de 2016.

+ António Manuel Moiteiro Ramos, Bispo de Aveiro.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube