Pages Navigation Menu

Bispo de Aveiro oferece relíquia de Santa Joana à Diocese de Bragança-Miranda

D.R DR

À Paróquia de Salselas na festa dedicada à princesa portuguesa

Aveiro, 14 set 2016 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro ofereceu uma relíquia de Santa Joana ao bispo de Bragança-Miranda e à Paróquia de Salselas, onde existe uma capela dedicada à princesa portuguesa e que esteve em festa no dia 11 de setembro.Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o provedor da Irmandade de Santa Joana, da Diocese de Aveiro, informa que a relíquia da padroeira oferecida ao bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, e “confiada à paróquia de Salselas” em Macedo de Cavaleiros, foi “cortada da toalha que limpou o suor no momento da morte de Santa Joana”.

Segundo Nuno Gonçalo da Paula, a referência à proveniência da relíquia é garantida por uma “tradição multicentenária” transmitida pelas monjas dominicanas até 1910 e que, atualmente, as freiras “guardam cautelosamente”.

O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, ofereceu a relíquia no domingo, dia 11 de setembro, na Festa de Santa Joana na Paróquia de Salselas, onde presidiu à Eucaristia e à procissão que se realizam anualmente no segundo domingo do mês.

A Irmandade de Santa Joana participou na festa com uma “numerosa delegação” – ao todo contavam-se “cinquenta aveirenses” no evento onde para além do prelado diocesano, D. António Moiteiro, também esteve o vigário-geral, monsenhor João Gaspar.

De recordar que o bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, na homilia que proferiu na Sé de Aveiro, durante a solenidade de Santa Joana Princesa a 12 de maio, destacou que as duas dioceses estão “unidas” pela figura da “catolicidade” nacional.

Em abril, cem peregrinos de Macedo de Cavaleiros deslocaram-se ao mausoléu de Santa Joana, em Aveiro.

Na Diocese de Bragança-Miranda para além da capela de Santa Joana, em Salselas, onde este culto remonta a meados do século XIX, também em Marzagão, na Unidade Pastoral de Ansiães, o teto da igreja Matriz ostenta uma representação da princesa portuguesa.

Santa Joana, princesa e herdeira do trono de Portugal, filha mais velha do rei D. Afonso V, nasceu a 6 de fevereiro de 1452, em Lisboa.

A irmã de D. João II viveu em Aveiro de 4 de agosto de 1472 até 12 de maio de 1490, data do seu falecimento.

CB

notícia em: www.agencia.ecclesia.pt

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube