Nomeações para as ações eclesiais da Diocese de Aveiro

2016-09-19_nomeacoes-para-a-acao-eclesial_01

Nomeações para as ações eclesiais da Diocese de Aveiro

A Cúria Diocesana, tal como afirma o Código de Direito Canónico, «compõe-se das instituições e pessoas que prestam serviço ao Bispo diocesano no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, na administração da diocese e no exercício do poder judicial» (CIC, c.469).

O II Sínodo Diocesano, na parte que diz respeito à Igreja Diocesana, pede que se estruture a Cúria Diocesana em ordem a que ela «exprima inequivocamente um serviço à comunhão na Igreja Diocesana» (pg. 41).

O Papa Francisco, na Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho desafia a Igreja a fazer uma opção missionária e que a reforma das estruturas deve «fazer com que todas elas se tornem mais missionárias, que a pastoral ordinária em todas as suas instâncias seja mais comunicativa e aberta, que coloque os agentes pastorais em atitude constante de “saída” e, assim, favoreça a resposta positiva de todos aqueles a quem Jesus oferece a sua amizade» (EG 27).

Tendo sido aprovado o novo organigrama da Cúria Diocesana nas Jornadas de formação do clero do ano passado e nomeados os Diretores dos Secretariados, e que a Cúria Diocesana deve expressar e potenciar o rosto missionário da nossa Igreja, possibilitando uma melhor organização e coordenação pastoral, damos a conhecer as seguintes nomeações:

I – Secretariado Diocesano da Educação Cristã

Diretor – P. Joaquim Martins
Departamento da Catequese da Infância e Adolescência: P. Joaquim Martins
Departamento da Pastoral da Juventude: P. Leonel Santiago Abrantes
Departamento da Pastoral dos Adultos: P. Júlio Franclim do Couto e Pacheco
Departamento da Pastoral nas Escolas: Dr. Sérgio Manuel de Jesus Martins

II – Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar

Diretor – P. José Manuel Marques Pereira
Departamento da Preparação para o Matrimónio: P. Abílio Manuel Ferreira Araújo
Departamento de Acompanhamento e Espiritualidade conjugal: P. José Manuel Marques Pereira

III – Secretariado Diocesano de Liturgia

Diretor – P. Nuno Duarte da Silva Queirós
Departamento de Pastoral Litúrgica: P. Nuno Duarte da Silva Queirós
Departamento da Música Litúrgica: P. Paulo Cardoso da Cruz

IV – Secretariado Diocesano da Pastoral Socio-caritativa

Diretor – P. João Gonçalves
Departamento da Pastoral da Saúde: Diácono José Carlos Alves Costa
Departamento da Pastoral da Mobilidade Humana: Diácono Francisco José Conde Santos
Departamento da Pastoral Penitenciária: Dr. Ricardo Jorge Veiga Mendes Vara Cavaleiro
Departamento de Apoio às IPSS: Dr. António Joaquim Pascoal Leandro
Caritas Diocesana: Diácono José Ferreira Alves
Conselho Central das Conferências Vicentinas: Dra. Fernanda Maria de Freitas Dias Gonçalves Capitão

V – Serviços e Comissões

Serviço de Coordenação dos Movimentos Apostólicos, Associações e Obras
P. Jorge Manuel Matos Fragoso e Manuel de Oliveira Santos

Serviço das Vocações, Acolhimento e Formação Espiritual
Equipa constituída por elementos do Pré-seminário, Departamentos da Catequese da Infância e Adolescência, Departamento da Pastoral da Juventude, Departamento da Pastoral nas Escolas, Pastoral Universitária, Vida Consagrada, com a coordenação do P. João Marques Ferreira dos Santos.

Serviço de Animação Missionária
Teresa Daniela Jesus Neves Vieira

Comissão Diocesana Justiça e Paz
Dra. Ana Isabel Couto Neto da Silva Miranda

Comissão Diocesana da Cultura
Luís Manuel Pereira da Silva

N.B. Em todos os Departamentos, Serviços ou Comissões haverá uma equipa que ajude a planear e a realizar a ação pastoral e será publicada no Anuário Diocesano.

Aveiro, 18 de setembro de 2016.

+ António Manuel Moiteiro Ramos, Bispo de Aveiro.

.