Plano diocesano de pastoral 2016|2017

Somos Igreja, somos família, testemunhamos a esperança

Ao longo deste ano pastoral a nossa Diocese de Aveiro vai viver o segundo ano do Plano Pastoral, tendo como objetivo geral «vive na Esperança a alegria da Misericórdia».
Toda a programação feita para este ano pastoral tem como pano de fundo os documentos do Papa Francisco A alegria do Evangelho e A Alegria do Amor, que nos convidam a redescobrir a Igreja como uma comunidade de discípulos, que vai ao encontro de todos para lhes anunciar a Boa Nova de Jesus, e a família com todos os desa?os que se colocam hoje a esta célula-base da sociedade e da Igreja.
As linhas de ação propostas re?etem muito bem as preocupações de uma Igreja que não se quer fechar em si mesma, mas quer ser luz e fermento para o nosso tempo. Elas realçam que a «alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja… e que o anúncio cristão sobre a família é verdadeiramente uma boa notícia» (AL 1).

Do Programa Pastoral desejo realçar alguns desa?os que me parecem muito importantes: fazermos em conjunto uma intensa experiência de Deus que torne todos os batizados verdadeiros discípulos e seguidores de Jesus; intensi?carmos a formação cristã a todos os níveis para sermos mais ?éis e testemunharmos o Evangelho; e a necessidade de a comunidade cristã assumir, com responsabilidade, a missão da sua renovação e revitalização de si mesma, criando espaços de acolhimento e de evangelização, para ser portadora de esperança.
Que Maria, Mãe de Misericórdia e Senhora da Esperança nos ajude na nossa peregrinação ao longo deste ano pastoral e Santa Joana nos ensine que o amor de Deus por nós «nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado» (MV 2).

+ António Manuel Moiteiro Ramos, Bispo de Aveiro

clique para descarregar o plano

.