TRÍDUO PASCAL 2017

Bispo de Aveiro preside celebrações do Tríduo Pascal
D. António Moiteiro preside às celebrações do Tríduo Pascal na Sé de Aveiro.

As celebrações principais do calendário litúrgico, na Sé aveirense, vão ter transmissão em directo no recém criado canal MEO de televisão online da diocese .
Na Quinta-feira Santa, às 10h00, o bispo de Aveiro preside à Missa Crismal durante a qual todos os padres farão a renovação dos compromissos sacerdotais e na qual serão benzidos os santos óleos, utilizados no Baptismo, na Unção dos Doentes e no Crisma. Depois, às 21h30, preside à Missa da Ceia da Senhor, finda a qual começa a Adoração Nocturna do Santíssimo Sacramento.
Na Sexta-feira Santa há oração de Laudes às 09h30 e a Celebração da Paixão e Morte do Senhor começa às 17h30. À noite, realiza-se pelas ruas da cidade, entre a igreja da Vera Cruz e a Sé, a Procissão comemorativa do Enterro do Senhor.
O Sábado Santo começa com oração de Laudes e para as 21h30 está marcada a Vigília Pascal.

TRÍDUO PASCAL 2017

SÉ DE AVEIRO – IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

QUINTA-FEIRA SANTA – 13 de Abril

**10.00H – Eucaristia crismal concelebrada, com a renovação dos compromissos sacerdotais, a bênção dos óleos dos enfermos e dos catecúmenos e a consagração do óleo do Crisma.

15.00H-17.00H – Sacramento da Reconciliação.

**21.30H – Eucaristia da Ceia do Senhor, com lava-pés e procissão da Sagrada Reserva.

SEXTA-FEIRA SANTA – 14 de Abril

09.30H – Oração de Laudes

10.00H-12.00H – Sacramento da Reconciliação.

**17.30H – Celebração litúrgica da Paixão do Senhor.

Obs. – As ofertas dos fiéis são destinadas às comunidades cristãs dos lugares santos da Palestina (Terra Santa). A Igreja concede a indulgência plenária aos fiéis que participarem na celebração da paixão do Senhor (Enc. Ind., nº 17).

21.30H – Procissão comemorativa do enterro do Senhor desde a igreja matriz da Vera Cruz para a Sé (Itinerário: – Largos da Apresentação e de 24 de Julho, rua de Domingos Carrancho, praças de Melo Freitas e do Gen. Humberto Delgado, ruas de Coimbra e dos Combatentes da Grande Guerra, avenida de Santa Joana e adro da Sé).

SÁBADO SANTO – 15 de Abril

09.30H – Oração de Laudes

10.00H-12.00H – Sacramento da Reconciliação.

**21.30H – Celebração da Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor, com o lucernário, a liturgia da Palavra, a liturgia baptismal e a liturgia eucarística.

Obs. – Cada um dos fiéis participantes deve levar uma vela para acender durante a celebração. A Igreja concede a indulgência plenária aos fiéis que, participando na celebração da vigília pascal, renovarem as promessas baptismais (Enc. Ind., nº 70).

DOMINGO DE PÁSCOA – 16 de Abril

10.30H, 12.00H e 19.00H – Eucaristias [Sé]

Obs. – A Igreja concede a indulgência plenária a quem receber a bênção dada pelo Santo Padre “urbi et orbi”, mesmo pela rádio ou pela televisão (Enc. Ind., nº 12).

** Celebrações presididas pelo Sr. Bispo D. António Moiteiro e transmitidas no MEOKANAL  da diocese [202555].