«Fracassos da Corte»

Texto com mais de 300 anos pela primeira vez em cena

Decorria o ano de 1682 (século XVII), reinava D. Afonso VI “O Vitorioso”, quando foi escrito o texto desta peça. Até hoje desconhecido, é agora editado pela primeira vez em português e levado à cena pela Oficina de teatro “Capitão Grancho”.
A edição da obra, traduzida pelo Pe. Doutor Júlio Franclim do Couto e Pacheco, está a cargo da editora Tempo Novo, em parceria com a Comissão Diocesana da Cultura. Deve-se a descoberta desta peça ao diretor do Museu de Santa Joana Princesa, Dr. José António Rebocho Cristo, tendo prefácio do Monsenhor João Gonçalves Gaspar (Vigário Geral da Diocese de Aveiro e Membro da Academia Portuguesa da História) e uma introdução escrita pela Doutora Isabel Morujão (Faculdade de Letras da Universidade do Porto; CITCEM).

As récitas serão nos dias 19 e 20 de maio, no auditório do Seminário de Santa Joana Princesa, sendo o resultado de uma parceria entre a Oficina de teatro «Capitão Grancho», a Comissão Diocesana da Cultura e o Município de Aveiro, contando-se com a colaboração da Irmandade de Santa Joana Princesa.

+ info: www.diocese-aveiro.pt/cultura