D. António Francisco… muito amigo, muito próximo, muito inteligente

A notícia da morte de D. António Francisco dos Santos, atual Bispo do Porto, deixa-nos a todos abalados.

D. António Francisco era um homem que pela fé acreditava na bondade do ser humano e que pela mesma fé manifestava muitas qualidades pessoais. Era muito amigo, muito próximo, muito inteligente. Sabia encontrar em cada pessoa um amigo e a todos correspondia com respeito e amizade.

Foi Bispo de Aveiro durante pouco mais que sete anos, de 8 de dezembro de 2006 a 21 de fevereiro de 2014, tendo deixado marcas muito fortes de trabalho, amizade, proximidade, à maneira do Bom Pastor.

Encontrando-me na peregrinação diocesana quando a sua morte se tornou notícia, pude constatar nos peregrinos a consternação que se instalou entre todos, sinal da amizade e dos seus modos de ser pastor à maneira de Cristo com que marcou a Diocese de Aveiro.

Com fé na ressurreição, cremos que ele está agora junto de Deus e que intercede pelas comunidades e dioceses que serviu.

D. António Manuel Moiteiro Ramos, Bispo de Aveiro

11 de setembro de 2017