Ecos da Visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima

8 de Outubro de 2017

A Visita pastoral de D. António Moiteiro à paróquia de Nossa Senhora de Fátima, iniciou-se a 8 de Outubro.

Pelas 10h50, D. António Moiteiro dirigiu-se, juntamente com o pároco, P. Pedro Barros, à entrada principal da Igreja matriz, onde depois de beijar a Cruz e de proceder à aspersão junto dos que o aguardavam, nomeadamente, os elementos dos Conselhos Económico e Paroquial, foi acolhido com o hino da Diocese de Aveiro.

Junto do sacrário, em oração, confiou ao Senhor a graça de mais uma visita pastoral, nesta comunidade de Nossa Senhora de Fátima. A última acontecera em 2002.

De seguida, antes de iniciar a Eucaristia, rezámos a oração da Visita pastoral no arciprestado, em assembleia, e depois houve uma palavra de saudação ao Senhor Bispo, por parte do Conselho Pastoral, reforçando o apelo para ajudar a crescer a comunidade, na caridade e comunhão entre todos.

Na Eucaristia, celebrámos o Sacramento da Confirmação de 13 jovens da catequese, que se prepararam ao longo destes dez anos. Desafiados pelo Senhor Bispo, como vinha do Senhor, a aprofundar estas três dimensões da vida – ver, sentir e viver -, caminhamos confiantes no dinamismo do Espírito do Senhor, neste tempo de alegria, onde igualmente demos início ao jubileu de ouro, da Dedicação da Igreja e do altar, da Igreja Matriz, referência importante do património nacional na moderna arte sacra.