ECOS DA VISITA PASTORAL – VISITA ÀS EMPRESAS

9 DE OUTUBRO DE 2017

Na segunda-feira, a Visita Pastoral continuou com a presença de D. António, acompanhado pelo pároco, junto de algumas empresas na área da paróquia.
Um périplo que proporcionou conhecer o “mercado da saudade”, expressão do Sr. Pinto, onde existe muito gosto e amor pelos produtos portugueses, e que os emigrantes que se encontram por esse mundo fora reconhecem o seu valor. A realidade das terras, do cultivo, foi perdendo a sua força nesta comunidade, mas ainda tem uma grande força junto dos agricultores, e menos junto dos criadores de gado.
A dimensão das exportações é extremamente forte nas indústrias envolventes, ultrapassando na maioria, das visitas efetuadas, os 70%.
D. António Moiteiro, foi partilhando com surpresa, que não tinha noção de que a zona industrial presente na paróquia, era de tão grande dimensão; assim como, demonstrou a vontade de haver colaboração e ajuda, partilha e diálogo, entre as instituições eclesiais e as empresas visitadas.

Realce, ainda, para a importância de algumas empresas terem em si um cariz familiar, congregante, mas consciente nas funções, missões e objetivos, zelando e proporcionando um agradável e feliz ambiente e relacionamento entre os recursos humanos.

Finalizando este dia, celebrámos Eucaristia pelas 19h00, na Igreja matriz, celebrando por todos aqueles que já serviram a comunidade paroquial e pelos que deram testemunho de fé na Diocese. Por fim, deu-se graças a Deus pelo da vida do pároco, no seu aniversário natalício, numa casa paroquial aberta ao diálogo para com o D. António, o pároco, junto dos paroquianos e a quantos por ali passaram.

*Alguns registos fotográficos a algumas das empresas que visitámos neste dia, embora tenham sido mais algumas.
Agradecido a todos quantos acolheram o Senhor Bispo neste dia de visita às empresas.