Caminhada de Advento 2017: «Onde está o teu irmão?»

Caminhada de Advento 2017

LEMA DA DIOCESE
«Dai-lhes vós mesmos de comer!» Mc 3, 37

LEMA DA CAMINHADA
«Onde está o teu irmão?»

OBJETIVOS
– Ajudar os catequizandos e as famílias a descobrirem na comunidade, os “irmãos” que precisem de ajuda;
– Ir ao encontro de quem mais precisa, através de atitudes e de gestos concretos.

1. ILUMINADOS PELA PALAVRA

2. SÍMBOLOS
Mãos e Coração

3. CAMINHANDO EM COMUNIDADE
– Colocar em lugar de destaque (sobre a porta de entrada, num cartaz, projeção ou em local julgado mais conveniente) o lema da Caminhada: «ONDE ESTÁ O TEU IRMÃO?»
– Construir na Igreja, junto ao Presépio, ao longo do Advento, uma imagem com as mãos em forma de coração (modelo em anexo).

4. CAMINHANDO EM FAMÍLIA
– Construir o Presépio em lugar de destaque;
– Colocar, junto ao Presépio, ao longo do Advento, uma imagem com as mãos em forma de coração (com materiais a disponibilizar nas sessões de Catequese e/ou nas Eucaristias):

1.ª semana | colocar uma das mãos;
2.ª semana | colocar a outra mão;
3.ª semana | unir as mãos e colocar o coração.

– Colocar junto ao Presépio um cesto para recolha de bens/ produtos;
– Definir, em família, o que partilhar com os mais necessitados da Paróquia;
– Entregar os bens recolhidos na Eucaristia de Natal (ou noutro momento em que a Paróquia julgue mais adequado).
– No caso de haver folha paroquial, poder-se-á incluir uma oração para rezar em família, a partir da ideia chave da semana.
– Será disponibilizada na página da diocese uma proposta de oração semanal em família.

5. CATEQUESE E VIDA

1ª semana

CRIANÇAS
– Na 1ª semana, a criança leva da Catequese a «mão esquerda». Pode falar-se, brevemente, sobre o que podemos fazer com as nossas mãos. Informar as crianças de que não devem perder esta «mão», pois ela vai ser importante durante a caminhada de Advento.
– Na Eucaristia recebe uma ou várias mensagens (em forma de marcador): “Somos todos obra das mãos de Deus!”. Podem personalizá-la, com alguma mensagem pessoal relacionada com o tema. A criança é convidada a ver onde está o “irmão” que precisa da sua ajuda, estímulo… e, por isso, entrega-lhe a mensagem.

ADOLESCENTES
– Enviar, via SMS, mail, Twiter… uma mensagem a vários amigos: “Somos todos obra das mãos de Deus!” e/ou “Tu és meu irmão!”. Podem começar pelos colegas do grupo de catequese e enviar também ao catequista e ao pároco.
– Serem os responsáveis pela construção do Presépio na Igreja e pela distribuição das mensagens (marcadores) nas Eucaristias.
– Se os catequistas acharem pertinente, poderão utilizar criativamente o símbolo das mãos no seu grupo de Catequese.

2ª semana

CRIANÇAS
– Na Catequese recebem a «mão direita».
– Na Eucaristia, recebem o marcador com a mensagem da semana: “Mostrai-nos a vossa misericórdia!”. Esta mensagem deve ser partilhada com outras pessoas. Podem personalizá-la, com alguma mensagem pessoal relacionada com o tema.
NB: Mostrar como Deus precisa das nossas mãos para revelar a sua Bondade e Misericórdia.
– De acordo com o pároco, encaminhar as crianças para a celebração da Reconciliação – um dos lugares privilegiados onde Deus mostra a sua Misericórdia. Do 1.º ao 3.º ano pode fazer-se uma celebração do Perdão, com a presença dos pais.

ADOLESCENTES
– Além duma reflexão, são convidados a viver o Sacramento da Reconciliação, experimentando a Misericórdia de Deus. “Vive a misericórdia” para seres instrumento da Misericórdia de Deus, do Seu Amor, da Sua Ternura e da Sua Bondade.
– Organizar visitas a doentes, lares, instituições, ou outras atividades em prol da comunidade (por exemplo, uma festa de Natal).
– Distribuir, no final da Missa, a mensagem da semana.

3ª semana

CRIANÇAS
– Na Catequese são convidadas a unir as duas mãos que formam um coração. Recebem então um coração para colocar dentro das mãos agora unidas.
NB: Em alternativa, o coração pode ser entregue na celebração do Sacramento da Reconciliação ou na Celebração do Perdão.
– Recebem na Missa a mensagem da semana (marcador): “Vivei sempre alegres!”.
– São desafiadas a viver o Natal, participando na Eucaristia com a família.

ADOLESCENTES
– São convidados a terem algum gesto, atitude com os irmãos necessitados: por exemplo, acompanhar os visitadores de doentes, participar numa festa, uma mensagem, etc,… Podem oferecer as mãos unidas com o coração e/ou marcadores com mensagens.
– Entregar a mensagem na Eucaristia.
– Motivar à vivência cristã do Natal.

para descarregar/download:

Apresentação da caminhada