Ecos da Visita Pastoral de D. António à paróquia de Requeixo

Dias de Graça para Requeixo

A Paróquia de Requeixo viveu na passada semana dias de Graça com a Visita Pastoral do nosso pastor diocesano. Foi com alegria e gratidão que sentiu fisicamente mais próxima a presença do Sr. Bispo que por sua vez conheceu de perto a realidade da Paróquia e lhe deu um novo alento com o seu testemunho.
No primeiro dia o Sr. Bispo visitou em primeiro lugar a Igreja Matriz onde, diante do Santíssimo Sacramento pediu a Deus por esta visita, recomendando-se, de igual modo, à intercessão de S. Paio, Padroeiro de Requeixo.
em seguida visitou a escola básica onde recebeu um caloroso acolhimento por parte da comunidade educativa, quer da escola, quer do Agrupamento. Neste encontro com os mais pequenos e seus educadores, pôde o Sr. Bispo transmitir a alegria de quem se sente amado por Deus, a esperança nas novas gerações e ter ainda um diálogo com as crianças, apresentando-lhe estas no final alguns poemas que prepararam com carinho e dedicação, auxiliadas pelas suas professoras.
A tarde prosseguiu com a visita aos doentes, idosos e pessoas sós. Junto dos que mais sofrem o Sr. Bispo levou o conforto e a presença amiga de um pastor próximo do seu rebanho, imitando a caridade de Jesus.
Ao fim da tarde celebrou Missa na Capela de Requeixo pelas almas, tendo sido este o primeiro grande encontro com a comunidade paroquial.
À noite realizou-se, no centro paroquial, a assembleia paroquial, na qual o Sr. Bispo conheceu melhor a estrutura e organização paroquial e dirigiu a todos as suas palavras, dando linhas orientadoras muito concretas para a acção pastoral.
Na 6ºfeira o Sr. D. António celebrou, na Igreja Matriz, Missa votiva de Nossa Senhora, presidiu à procissão de velas neste que é o último mês das aparições de Nossa Senhora em Fátima e benzeu, no adro da Igreja, uma imagem comemorativa do primeiro centenário das aparições, numa noite dedicada a Maria, nossa Mãe, que nos conduz sempre até Deus.
No Sábado o Sr. Bispo foi recebido pela direcção do Lar Sol Poente em Requeixo, onde celebrou a Missa e deixou aos mais idosos palavras de ânimo numa celebração e visita que deixou os utentes desta instituição com uma renovada alegria e confortados pela benção de Deus.
Após a visita ao Lar, D. António encontrou-se com duas associações presentes na paróquia.
No Domingo encerrou-se a Visita Pastoral com a Missa Dominical, momento privilegiado de encontro com os fiéis junto do altar de Jesus. No final da Missa foi descerrada uma placa comemorativa da Visita Pastoral.
A Paróquia de Requeixo agradece de coração ao Sr. D. António Moiteiro pela sua visita, comprometendo-se a pôr em prática todas as suas orientações e a ser, cada vez mais, testemunha do Evangelho de Jesus junto de todos. Possa o Sr. Bispo contar sempre com a nossa oração pelos bons frutos da Visita Pastoral ao Arciprestado de Aveiro e pelo seu ministério apostólico que é Cristo presente no meio do Seu Povo.