Ecos da Visita Pastoral à Paróquia de Eirol

D. António Moiteiro esteve em visita à Paróquia de Eirol entre os dias 9 e o dia 12 de novembro.

Começou no dia 9 de Novembro pela tarde coma Visita a duas fábricas na Paróquia. Começamos por visitar a ERSUC, onde tivemos a oportunidade de ver o que se faz com o lixo e como é tratado. Foi bom ver e analisar a quantidade de lixo que se vai fazendo e como ele é trabalho. Depois visitámos outra fábrica a CRF, onde tivemos a oportunidade de ver e sentir um carisma mais familiar e próximo entre patrões e empregados.

Depois de estas visitas de carisma mais fabril, o Sr. Bispo celebrou Eucaristia na Igreja Matriz e logo de seguida tivemos uma Assembleia Paroquial, onde o Sr. Bispo teve a oportunidade de ver o que se faz na Paróquia e as pessoas tiveram a oportunidade de dialogar com o nosso Bispo colocando algumas interrogações e inquietações.

O dia terminou com um pequeno jantar partilhado onde continuamos a conviver com o Sr. Bispo.

No dia seguinte, no dia 10 de Novembro, o Sr. Bispo passou o dia no Centro Paroquial, onde esteve com os idosos e doentes, almoçou com eles e durante a tarde celebrou a Eucaristia com o Sacramento da Unção dos Doentes para quem estava preparado e para quem quisesse.

O dia terminou com um jantar com o Conselho Económico e Pastoral e depois reunião com a Direção do Centro Paroquial.

No sábado, dia 11, o Sr. Bispo encontrou-se com as Catequeses e encarregados de educação e foi falando sobre o valor da educação na Fé nos dias que correm e desafio os adultos também a essa formação. De seguida o Sr. Bispo visitou alguns doentes e terminou o dia a Celebrar Eucaristia na Capela de Carcavelos.

No dia 12, foi o encerramento da Visita Pastoral, com a celebração da Eucaristia, onde três jovens celebraram o Sacramento do Crisma e o Novo Conselho Económico e Pastoral tomaram posse.

No decorrer da Celebração e fazendo um balanço da Visita Pastoral o Sr. Bispo deixou alguns desafios à Paróquia:

• O sermos capazes de trabalhar em conjunto, de darmos as mãos;
  • A formação cristã dos adultos que é fundamental é necessária;
  • O estar atento a quem passa por maiores dificuldades.

A Visita Pastoral terminou com um agradecimento ao Sr. Bispo por ter estado estes dias com e na Paróquia e com o Cortar do Bolo a realçar isso mesmo.