OBRIGADO Dom António Moiteiro

Mensagem dos paroquianos de Esgueira conclusão da Visita Pastoral de D. António Moiteiro

Obrigada por ter estado presente, com P maiúsculo, nos momentos formais e antecipadamente calendarizados, bem como em todos os momentos não marcados mas que o colocaram tão próximo dos que de si necessitaram, na vida ou na morte. Obrigada pela disponibilidade, pela paciência e mais uma vez, pela proximidade demonstradas durante este tempo que passou aqui em Esgueira. Ficou certamente a conhecer-nos melhor, as nossas forças e as nossas fraquezas, a compreender melhor os nossos anseios e os nossos desânimos.

A paróquia ficou sem dúvida mais consciente da sua vocação à santidade na simplicidade do cuidado e atenção ao irmão.

Esgueira, 03 dezembro 2017

A VISITA PASTORAL

Teve início a 21 de novembro com visita ao lugar de Azurva, pertencente à freguesia de Eixo e Eirol. O Sr. Bispo começou por visitar o Centro Social de Azurva e as crianças da creche seguido da APPACDM onde se partilhou também o almoço. Retemperadas as forças, visitou alguns doentes e as suas famílias, dando-lhes uma palavra de conforto e de ânimo. Às 20h30 celebramos a Eucaristia nas novas instalações da comunidade seguida de Assembleia do lugar onde se deu a conhecer as dificuldades e as potencialidades deste lugar da nossa comunidade paroquial.

No dia seguinte, o Sr. Bispo dedicou-o ao lugar de Mataduços. Começou por visitar o Centro Social e Paroquial de Santo André de Esgueira passando pela pré-escolar, pela creche e pelo berçário. Convidou os meninos a fazer sempre o bem tendo Jesus sempre no seu coração e bem presente nas suas vidas. Partilhou também algum tempo de conversa, jogos e convívio com os nossos utentes do Centro de dia. Almoçou com a Direcção e com os nossos idosos. Visitou também a Capela da Alumieira e as futuras instalações de apoio à comunidade. A parte da tarde foi dedicada à visita dos doentes de Mataduços. À noite celebrou a Eucaristia seguida de Assembleia do lugar onde apelou à formação dos cristãos, ao entusiasmo e ânimo na vivência e celebração da fé nesta comunidade cristã.

Na quinta-feira, 23 novembro, D. António começou por fazer uma visita à Junta de Freguesia onde foi recebido pela Presidente, Ângela Almeida e pelo executivo da Junta. Conversou-se sobre as maiores preocupações sociais da freguesia de Esgueira marcada por uma população idosa que muitas vezes está na solidão e por outras pessoas novas que têm alguma dificuldade em sentirem-se acolhidas na freguesia. Além de falarmos da pobreza material e espiritual, constatou-se do trabalho social que a Junta promove junto da população mais frágil da freguesia. Perto da hora do almoço, visitamos o Centro de Atendimento infantil onde se constatou o trabalho empenhado e generoso daquela instituição e das suas dificuldades. A tarde foi dedicada à visita aos doentes finalizando no altar da Igreja onde o nosso Bispo presidiu à Adoração ao Santíssimo e à Eucaristia. A noite foi dedicada aos Ministros Extraordinários da Comunhão, aos Visitadores dos doentes e Vicentinos. D. António apelou a um maior conhecimento das pessoas e suas dificuldades e à presença como factor importante de evangelização para os mais frágeis. Foi um dia em cheio com a convicção de que a Eucaristia deve levar à caridade e a caridade é alimentada pela Eucaristia.

Na 6ª feira, o Sr Bispo visitou o Agrupamento de Escolas de Esgueira na parte de manhã: contactou com a Directora, funcionários, professores e alunos e almoçou na cantina da escola. Após o almoço, presidiu às exéquias do Sub-intendente Francisco e visitou o Centro Social de Esgueira onde inteirou-se da realidade daquela instituição. No fim da tarde, visitou alguns doentes de Esgueira. À noite esteve com a catequese familiar do 1º ano.

A manhã de sábado foi partilhada com a catequese de infância onde convidou as crianças em cada ano a conhecerem cada vez mais Jesus. Foi ao encontro dos adolescentes e jovens, que estavam em Actividade de Santo André no Buçaco. Ao final da tarde, presidiu à Missa em Esgueira e participou na catequese de adultos onde focou a importância da formação para os adultos e no fortalecimento da fé em Jesus.
No domingo, presidiu à Missa das 10h na Igreja Matriz.

Na 4ª feira, 29 de novembro, pela manhã o Senhor Bispo visitou a OLI, à tarde passou pela Escola da Quinta do Simão, celebrou as exéquias duma senhora do lugar, visitou a Fundação CESDA e algumas famílias do Paço e de Taboeira. À noite, presidiu à Eucaristia no Paço e no final esteve reunido com algumas pessoas desta comunidade.