Visita pastoral de D. António Moiteiro à paróquia de São Pedro de Aradas

Visita pastoral de D. António Moiteiro à paróquia de São Pedro de Aradas.

A visita pastoral decorreu entre os dias 26 de Fevereiro e 04 de Março de 2018. Ao longo desta semana, o senhor Bispo percorreu a nossa paróquia, nos seus vários lugares, visitando os nossos doentes que estão em casa, bem como os dois lares que estão na área geográfica da nossa paróquia. A todos pediu que unissem o seu sofrimento ao sofrimento de Jesus, e que oferecessem o seu sofrimento pelo bem deles próprios, pelo bem das suas famílias, pelo bem da Igreja e pelo bem do mundo. A todos deixou a bênção de Deus e levou uma palavra de conforto, de ternura, de consolação e de esperança.

Conheceu a nossa realidade, esteve em algumas empresas, falou às associações, esteve com o executivo da Junta de Freguesia, conversou com os nossos agentes de pastoral, encontrou-se com as catequeses, visitou as escolas e creches. Por onde foi passando procurou inteirar-se da realidade, lançar desafios mas, acima de tudo, falar do Sonho de Deus para cada um: descobrir-se filho muito amado de Deus para construir a comunhão e ser feliz.

O Senhor Bispo deixou-nos palavras de conforto, de ternura, de encorajamento, de estímulo e de esperança. Antes de partir, deixou-nos alguns desafios, a saber: o da comunhão, pedindo-nos que fortalecêssemos a nossa comunidade através da comunhão, que colocássemos o nosso olhar na Cruz do Senhor, nela as divisões ficam sem sentido; o da formação cristã, pediu-nos que apostássemos na formação cristã e, em especial, na formação cristã dos adultos para estarmos sempre aptos para apresentar as razões da nossa fé; o da consciência missionária, desafiou-nos a sair, a ir ao encontro dos que andam longe de Deus e da Igreja; o da atenção aos jovens, pois são eles o futuro das nossas comunidades e da nossa igreja, pediu-nos que os ajudássemos com o nosso exemplo e testemunho a cultivar uma verdadeira relação com Deus, exortou ainda os jovens que haviam sido crismados a fazerem uma “revolução” e a colocarem-se ao serviço da comunidade; e, finalmente, o da atenção aos mais pobres, não só os que são pobres materialmente, mas também aos que estão sozinhos, doentes, isolados para que a ninguém falta a ajuda e o conforto da comunidade que é a presença do próprio Cristo junto de quem sofre.

Ao D. António Moiteiro, agradecemos o tempo que esteve entre nós e reafirmamos a certeza da nossa oração por ele, para que possa ser sempre o Rosto de Cristo Bom-Pastor para o povo que lhe é confiado.

Fábio Freches,

colaborador pastoral da paróquia de S. Pedro de Aradas