Pages Navigation Menu

Mercado de Trabalho e Demografia – 2018

Tertúlia “Mercado de Trabalho e Demografia – 2018”

Integrada na iniciativa “UA Intercultural”,  com uma vasta programação sobre o tema, a UA quer contribuir para a reflexão sobre a importância do diálogo e partilha interculturais.

 

Após a tempestade vem a bonança, e assistimos hoje a um significativo crescimento da economia nacional, fruto quer do ciclo económico positivo que se tem vivido internacionalmente com reflexos no nosso país quer dos esforços para aumentar as exportações, seja por reconversão / redirecciona-mento de empresas existentes seja por criação de novas.

Rapidamente as elevadas taxas de desemprego se foram reduzindo e atualmente a preocupação é de carência de recursos humanos, desde quadros técnicos a operadores. Paralelamente a população tem vindo a diminuir, censo após censo, sobretudo devido à baixa natalidade, e a imigração, que já contribuiu para potenciar o crescimento económico noutros países europeus, pode ser também uma boa solução no nosso país. A questão intercultural é, também neste contexto, um desafio.

Várias questões, no entanto, se põem: é isso que queremos? Quem desejamos? Os postos de trabalho que criamos são atrativos? A nova economia contribui para o bem-estar social? Os equilíbrios entre a oferta e a procura estabelecer-se-ão naturalmente ou é necessário definir oficialmente regras e promover ações? Quais? Por quem? As entidades do Estado com responsabilidade nesta área respondem de forma eficaz? Para debater estes assuntos reunimos um conjunto de profissionais que lidam com estes problemas todos os dias e que terão uma palavra a dizer no desenho das soluções.

Oradores:

– Rafael Campos Pereira  (Vice Presidente Executivo da Confederação Empresarial de Portugal e  da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal)
– José Manuel Martins  (Docente do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território e investigador do GETIN e do GOVCOPP da UA)
– António Marques  (Economista e Diretor Adjunto do Instituto do Emprego e Formação Profissional de Aveiro
– Ana Varela  (Jurista no Instituto Padre António Vieira e na Plataforma de Apoio aos Refugiados

Moderadora
Cristina Bóia (Comissão Diocesana Justiça e Paz)


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube