Ordenação de três diáconos na Catedral de Aveiro

Mensagem para as ordenações

Ordenação de três diáconos na Catedral de Aveiro

No dia oito de julho, domingo, às 16 H, na Catedral de Aveiro, vão ser ordenados três diáconos em ordem ao presbiterado: Jorge Manuel dos Santos Gonçalves, da paróquia de Recardães, Pedro Rafael Araújo Oliveira, da paróquia de Ribeira de Fráguas e Frei João Carlos Pinto Vieira, da comunidade carmelita, em Aveiro.

É uma notícia que deve encher de alegria a nossa comunidade diocesana e a Ordem dos Carmelitas Descalços; mas temos de continuar a trabalhar em ordem a que todos os cristãos sintam como sua a urgência do pedido do Senhor Jesus: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe» (Mt 9,37-38).

Neste momento, não posso deixar de fazer um apelo amigo a todos os jovens, rapazes e raparigas, que se encontrem na encruzilhada de olharem para o seu futuro e escolherem a forma de vida que os tornará mais felizes: – Com que finalidade estamos neste mundo? Que sentido damos aos estudos e ao trabalho? Que podemos fazer para sermos mais felizes e ajudarmos outros a serem felizes?

Estas perguntas devem inquietar cada um de nós; da resposta que dermos dependerá a nossa felicidade e a daqueles que connosco vivem a vida do dia-a-dia.

Jovens: sede generosos! Não tenhais medo porque quem «tiver deixado casas, irmãos, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna» – como garantiu Jesus (Mt 19,29).

Jovens: Conto com a vossa generosidade e a vossa alegria para fazermos um mundo mais belo e mais humano.

Aveiro, 24 de junho de 2018.

O vosso amigo bispo António Moiteiro.