Património artístico da igreja – ação de formação

PATRIMÓNIO ARTÍSTICO DA IGREJA
AÇÕES DE FORMAÇÃO 2018

Promovida pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, em parceria com a Comissão para os Bens Culturais da Diocese de Aveiro, esta ação pretende dar formação na área da conservação preventiva, e dá continuidade às iniciativas desenvolvidas nos anos anteriores. De realçar que “parte da degradação causada no património artístico das igrejas é, frequentemente, motivada pela ausência de acompanhamento técnico adequado, mas também pelo desconhecimento de procedimentos básicos de manutenção”. Por isso, estas ações incidem sobre “algumas das matérias mais carenciadas do património eclesiástico – através da análise de casos práticos e com uma linguagem acessível, destinada a um público não profissional – a iniciativa pretende fornecer instruções básicas de diagnóstico e manutenção, mas também recomendações de fácil concretização e princípios básicos de conservação, passíveis de serem implementados nas rotinas quotidianas das igrejas”.

Objetivos
– Identificar os principais fatores de risco e degradação dos Bens Culturais da Igreja.
– Conhecer o conjunto de procedimentos e práticas de conservação preventiva, aconselháveis à correta manutenção do património das igrejas.
– Incentivar a implementação de planos de salvaguarda e prevenção.
– Favorecer a consolidação de uma cultura de proteção do património cultural da Igreja junto das comunidades.

Destinatários
Acão de formação prioritariamente vocacionada para todos quantos se encontram em contacto permanente com o património artístico das igrejas, coordenando ou assegurando a sua manutenção (párocos, sacristães, zeladores, vigilantes, auxiliares, voluntários, membros de irmandades ou de comissões fabriqueiras), destina-se também a responsáveis, técnicos e colaboradores com funções nas diversas áreas dos Bens Culturais da Igreja, bem como a todos aqueles que pretendam obter formação especializada neste domínio.

Onde e quando
Seminário Diocesano de Aveiro , 20 outubro 2018
Diocese de Santarém, 29 setembro
Diocese de Lamego, 17 novembro

PROGRAMA DA AÇÃO DE 20 OUTUBRO

10h00   ABERTURA – D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro
10h15   GESTÃO DOS BENS CULTURAIS NA DIOCESE – Pe. Gustavo Fernandes, Comissão para os Bens Culturais da Diocese de Aveiro
10h45   IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS: O EDIFÍCIO, O PATRIMÓNIO MÓVEL E INTEGRADO – Eva Raquel Neves, Conservadora-restauradora
11h30   Pausa
11h45   PINTURA – Joaquim Inácio Caetano, Conservador-restaurador
12h15   ESCULTURA E IMAGINÁRIA -Laura Portugal Romão, Conservadora-restauradora
12h45   Esclarecimentos
13h00   Almoço
14h30   TALHA E MOBILIÁRIO – CARLOS COSTA, Conservador-restaurador
15h00   AZULEJARIA – LAURA PORTUGAL ROMÃO, Conservadora-restauradora
15h30   Esclarecimentos
15h45   Pausa
16h00   TÊXTEIS E PARAMENTARIA – CRISTINA DE OLIVEIRA, Conservadora-restauradora
16h30   OURIVESARIA E METAIS – SUSANA FERREIRA MATOS, Conservadora-restauradora
17h00   Esclarecimentos

Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja
Comissão para os Bens Culturais da Diocese de Santarém
Comissão para os Bens Culturais da Diocese de Aveiro
Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Lamego

Os interessados deverão inscrever-se aqui/link.
Colaboradores ou funcionários de dioceses, paróquias e outras instituições eclesiais: Gratuito
Outros participantes: 10€

+ informações em: www.bensculturais.pt