“SOU MISSÃO CONTIGO… E COM TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO!”

Infância Missionária da Diocese de Aveiro em festa

Dia da Infância Missionária vivido em festa pelas crianças e famílias no passado fim de semana. No sábado, uma vivência em Diocese e, no domingo, uma vivência paroquial.

No sábado, tivemos as IV Jornadas Diocesanas da Infância Missionária e as II Jornadas Diocesanas das Famílias Missionárias, que juntaram cerca de cem pessoas na paróquia de S. Miguel de Soza – arciprestado de Vagos. Foi uma tarde de grande alegria missionária e de convívio intenso entre as crianças/adolescentes e as famílias vindas de várias paróquias da nossa Diocese. A tarde começou com música e dança, seguindo-se a demonstração de como se fazem papas de abóbora, e respetiva degustação, também acompanhadas por umas sainhas, sendo estas atividades realizadas pelas respetivas Confrarias.

Volta ao mundo

Após este momento, as crianças e as suas famílias foram desafiadas a “dar a volta ao mundo” através de atividades inspiradas nos cinco continentes. Em África, fizeram-se instrumentos musicais partindo de materiais de desperdício; na América, fizeram-se pinturas em telas seguindo a técnica dos salpicos; na Europa, toca a jogar lembrando o tempo dos nossos avós; na Oceânia, puderam dançar o “hulha hula” com lindos colares de flores; na Ásia, fizeram-se origamis diversos.

Em paralelo a estas atividades, os Bombeiros Voluntários de Vagos fizeram uma demonstração dos seus equipamentos e deixaram as crianças/adolescentes “ver por dentro” as suas viaturas. Foi, também, oferecido um lanche a todas as crianças. Após estas atividades, seguiu-se o “Famílias Missionárias Show” em que as famílias dos grupos da Infância Missionária das várias paróquias apresentaram danças, canções e teatro envolvendo os seus filhos e todos os presentes num clima de verdadeira família missionária.

“Há mais felicidade em dar do que em receber”

Para terminar o sábado missionário, fez-se uma caminhada pelas ruas da paróquia de Soza em direção à Igreja Matriz onde, junto com o nosso Bispo, D. António Moiteiro, terminamos as Jornadas com oração. Na oração lembrámos todas as crianças e famílias do mundo e rezamos não só pelas crianças e famílias ali presentes, mas também pelas crianças e famílias de toda a nossa Diocese, pois este ano o nosso desafio é “Interceder pelas Famílias”. O nosso Bispo, partindo da Palavra de Deus proclamada, reforçou o desafio de que “há mais felicidade

em dar do que em receber”, interpelando as crianças/adolescentes sobre aquilo que podem dar aos outros para o mundo ser melhor, a começar por casa, numa alusão ainda ao tempo de Natal. Desafiou, também, as crianças/adolescentes a falar de Jesus aos outros, seguindo

o lema da Infância Missionária – “Crianças evangelizam crianças” –, pois só assim Jesus se pode tornar conhecido e amado por todos.

No final da oração, foi oferecido pela Infância Missionária de Soza uma cabaça a cada um dos grupos com as fitas das cores dos cinco continentes para que fosse levada para as paróquias e apresentada na Eucaristia da Epifania. E assim terminou um dia cheio de sol e de brilho, não só no dia em si, mas no coração de todos aqueles que viveram estas Jornadas com entusiasmo

missionário.

Equipa do SDAM – Diocese de Aveiro