Pages Navigation Menu

Secretariado Diocesano de Liturgia – Apresentação, formação e nomeação de novos MEC e outras atividades

  1. Apresentação, formação de candidatos e nomeação dos Ministros Extraordinários da Comunhão

A apresentação de candidatos a Ministros Extraordinários da Comunhão deverá ser endereçada ao nosso Secretariado, sediado na Cúria Diocesana de Aveiro, até 25 de fevereiro, preenchendo o formulário próprio de inscrição (modelo 1) e o requerimento do pároco (modelo 2), anexos desta circular, ao que se deve acrescentar o emolumento de 15 euros. O Secretariado Diocesano de Liturgia não garantirá a apresentação de novos candidatos para o corrente ano pastoral após a data indicada.

Recorde-se, de acordo com as orientações em vigor, que os candidatos devem satisfazer os seguintes requisitos: terem a idade mínima de 25 anos requerida para a admissão a um ministério; terem celebrado os três Sacramentos da Iniciação Cristã; terem dado provas de maturidade humana e cristã, revelarem amor ao Santíssimo Sacramento, recomendarem-se por uma fé esclarecida e preparação doutrinal adequada; estarem comprometidos na vida e ação pastoral da Igreja; e serem aceites pela comunidade a que se destinam.

A formação para os candidatos decorrerá a 9 de março (sábado), das 10h00 às 16h30, no auditório do Seminário de Santa Joana Princesa (Aveiro), sendo que o almoço será da responsabilidade de cada participante.

A nomeação dos novos MEC será na celebração eucarística presidida pelo Senhor Bispo de Aveiro na Igreja Catedral, no Domingo I da Quaresma, 10 de março, às 19h00, e será precedida de um encontro para todos os candidatos a partir das 17h00, no Salão Paroquial de Nossa Senhora da Glória.

 

  1. Recondução de Ministros Extraordinários da Comunhão

Recordamos que a nomeação dos candidatos é feita pelo Bispo Diocesano por um período renovável de três anos. Reconsiderada a idoneidade dos ministros, os párocos ou responsáveis legítimos poderão requerer a renovação do mandato por igual período, mediante formulário próprio (modelo 3) que nos deverá ser enviado até 31 de maio, acrescido do emolumento de 2 euros por candidato. Para a recondução destes ministros ter-se-á em conta a participação frequente nos encontros formativos que têm sido organizados pelo serviço diocesano da pastoral da saúde e a presença obrigatória na IV Jornada Diocesana de Liturgia que ocorrerá a 1 de junho, na Paróquia de Avanca, destinada a todos os agentes da pastoral litúrgica.

 

  1. Formação permanente para Ministros Extraordinários da Comunhão

Foram agendados e publicados os próximos encontros de formação para visitadores de doentes e ministros extraordinários da comunhão, que acontecem no Seminário Diocesano de Aveiro, das 15h00 às 17h00. Próximas datas: 20 de janeiro (O Espírito Santo que anima, compromete e envia); 17 de fevereiro (Batismo, caminho de santidade); e 19 de maio (tema em formulação).

 

  1. IV Jornada Diocesana de Liturgia

À semelhança dos últimos anos, o Secretariado Diocesano de Liturgia vai promover um encontro de formação para todos os ministros da pastoral litúrgica e para outros interessados. Será no dia 1 de junho (sábado), na Paróquia de Avanca. Oportunamente daremos mais informações acerca deste encontro.

 

  1. Formação de formadores de acólitos

À semelhança dos anos anteriores, o Serviço Nacional de Acólitos está a promover um encontro de formação para acólitos maiores de 16 anos, especialmente os responsáveis de grupos, que vai acontecer nos dias 8 a 10 de fevereiro, no Seminário de Santarém, com o tema «Da Missa à Missão: a ação do acólito na comunidade». Segue a brochura informativa com o respetivo campo de inscrição, que deverá ser enviada depois de devidamente preenchida, ou entregue em mãos junto do estagiário Fábio Freches (Tlm 911 956 243), responsável do serviço de acólitos, até 20 de janeiro.

Segue a morada:

Serviço Diocesano de Acólitos – A/C Fábio Freches

Residência Paroquial de São Pedro de Aradas

Largo Acácio Rosa – Verdemilho

3810-604 AVEIRO

O pagamento só será efetuado in loco, junto do Serviço Nacional de Acólitos.

 

  1. XXIII Peregrinação Nacional de Acólitos

A Peregrinação Nacional de Acólitos que tem acolhido a participação de um bom grupo da nossa Diocese de Aveiro, novamente vai realizar-se a 1 de maio, no Santuário de Fátima. Oportunamente enviaremos mais informações.

 

  1. IV Encontro Diocesano de Acólitos

O Secretariado Diocesano de Liturgia, com o seu serviço de acólitos, está a preparar o IV Encontro Diocesano de Acólitos. Este ano vai acontecer no dia 12 de maio (domingo), na cidade de Aveiro, iniciando no Seminário e prevendo-se a participação na procissão e eucaristia da solenidade da Padroeira Santa Joana, na Igreja Catedral. O serviço de acólitos dará nota do necessário em tempo útil.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube