Pages Navigation Menu

IV Jornada Diocesana de Liturgia – ecos

“Não fui batizado. Sou batizado.” Algumas, de entre as muitas apreciadas palavras proferidas pelo Cónego Luís Manuel Pereira da Silva, palestrante convidado da IV Jornada Diocesana de Liturgia. Palavras que indicaram o campo temático proposto, como um GPS indica o caminho a seguir. Foi assim logo pela manhã do primeiro dia de junho do corrente ano. Cada um dos mais de quatrocentos participantes neste evento teve oportunidade de redescobrir a verdade da sua própria vocação, posta a descoberto na reflexão proposta pelo sacerdote do patriarcado de Lisboa. Com efeito, o batismo é a vocação inicial de todo e qualquer cristão membro da Igreja. Uma vocação que não é o passado de um dia festivo; é o presente do caminho de toda uma vida.

“O Batismo: Porta da Vida e do Reino.” Foi a frase-chave, o tema escolhido para a quarta edição deste encontro organizado pelo Secretariado Diocesano de Liturgia de Aveiro. Sob a alçada de um tema interligado profundamente com as diretrizes do plano de pastoral diocesano para o ano pastoral em curso, a saber “A vocação batismal, caminho de santidade”, a IV Jornada Diocesana de Liturgia proporcionou momentos de encontro e formação a todos os agentes de pastoral que aceitaram o convite e foram presença em Avanca. Neste lugar ao extremo norte da diocese de Aveiro, durante todo o dia, o calor de fora foi abrasador. Contudo, o calor de dentro, o calor do coração, não se fez sentir em menor dimensão. Em todos os momentos, desde a conferência da manhã homónima ao tema do encontro, até ao segundo momento por setores denominado “Escola de Ministérios” ao início da tarde, a partilha de saberes e experiências em pequenos grupos fez convergir a diversidade da ação pastoral por ministérios no olhar numa única direção. Desta forma, todos os agentes de pastoral litúrgica, na especificidade e no múnus da sua ação eclesial, puderam dirigir a sua atenção para um Deus que, por meio do batismo, proporcionou a primeira Páscoa individual. Citamos, de novo, o padre Luís Manuel Pereira da Silva, aquando da conferência da manhã: “O Batismo é a nossa primeira Páscoa”. A primeira de muitas, de inúmeras.

A IV Jornada Diocesana de Liturgia terminou no final da Oração de Vésperas I da Solenidade da Ascensão do Senhor que congregou acólitos, leitores, catequistas, músicos, diáconos e presbíteros na igreja paroquial de Avanca. Mas o caminho, a vocação batismal, essa continua pela vida fora em ritmo de Páscoa semanal. Na certeza de que, neste ritmo de vida e comunhão domingo a domingo, a porta da Vida e do Reino estará sempre escancarada no caminho de santidade a que todos somos chamados.

A equipa coordenadora do Secretariado Diocesano de Liturgia de Aveiro expressa o seu elevado apreço e contentamento pelo alcance e preponderância de todo este encontro. Estamos cientes de que a praxis nas comunidades paroquiais se revestirá de mais consistência, por uma maior consciência da vocação batismal individual, entrega e serviço a Deus e aos irmãos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube