Pages Navigation Menu

175 anos do Apostolado de Oração com colóquio dedicado ao Sagrado Coração de Jesus

APOSTOLADO DA ORAÇÃO COMEMORA 175 ANOS  COM COLÓQUIO DEDICADO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

O Apostolado da Oração – desde 2014 também designado Rede Mundial de Oração do Papa – celebrará nos próximos dias 19 e 20 de outubro o 175º aniversário. O evento comemorativo integrará a realização de um Colóquio sobre o Coração de Jesus, no Centro Pastoral Paulo VI, e a Peregrinação Nacional do Apostolado da Oração a Fátima, coincidindo com o encerramento do Ano Missionário, com representação de todas as Dioceses do país, no Dia Mundial das Missões. A organização é da responsabilidade da Conferência Episcopal Portuguesa, da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal (Apostolado da Oração) e do Santuário de Fátima. O Secretariado do congresso preparou um sítio internet com toda a informação, que possibilita não só o conhecimento do programa como a inscrição dos participantes, disponível em www.175anosao.com

No final desta Peregrinação Nacional os bispos portugueses consagrarão as dioceses de todo o país ao Coração de Jesus. Este é um momento histórico que acontece junto do monumento ao Coração de Jesus, próximo da Capelinha das Aparições, e em que se espera a participação de milhares de pessoas associadas ao Apostolado da Oração.

 

O QUE É A REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO DO PAPA?

A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) é uma Obra Pontifícia confiada à Companhia de Jesus, com um Diretor Mundial nomeado pelo Santo Padre. Tem como missão sensibilizar e mobilizar os cristãos, a partir de uma relação pessoal com Jesus, e todos os homens e mulheres de boa vontade, para os desafios do mundo e da missão da Igreja que o Santo Padre expressa nas suas intenções mensais de oração.

Existem quatro modos de participar nesta Rede:

 

– Os Centros do Apostolado da Oração

Na sua longa e rica tradição de 175 anos, os Centros do Apostolado da Oração são um movimento laical com estrutura diocesana própria; são responsáveis por difundir e rezar pelas intenções do Papa na comunidade onde se inserem. Motivam as comunidades para a importância e celebração do culto eucarístico, da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus e do serviço à comunidade.

 

– As Equipas da RMOP

Equipas de leigos que, assistidos por um sacerdote, religioso ou leigo mais preparado, assumem a missão de dinamizar a vida de oração da comunidade onde estão inseridos, através da promoção da oração diária em três momentos ao longo do dia, pela intenção do Papa; são responsáveis também por despertar na comunidade um espírito de serviço, mobilizando as pessoas para ações concretas em cada mês, na linha da intenção do Papa.

 

– A participação individual

Qualquer pessoa que, individualmente, reze pelas intenções do Papa, oferecendo a sua oração e o seu dia por essa intenção, ou qualquer grupo que se reúna para rezar pela intenção do Papa, faz parte desta Rede Mundial. Um dos modos privilegiados desta participação é através das novas tecnologias, como o “Click To Pray” e “O Vídeo do Papa”.

 

– O Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ)

É o ramo juvenil da Rede Mundial de Oração do Papa. Para jovens entre os 10 e os 25 anos, propõe uma metodologia que educa para a oração pessoal, a partilha, a relação humana segundo os valores cristãos e a missão no mundo, olhando para as intenções do Papa.

 

 

UM POUCO DA HISTÓRIA

 

Origens

O Apostolado da Oração teve origem numa casa de estudo da Companhia de Jesus, em França (Vals, perto de Le Puy), na festa de S. Francisco Xavier do ano de 1844.

Naquela ocasião, o Padre Espiritual do Colégio – P. Francisco Xavier Gautrelet – fez uma conferência aos estudantes, em que explicou como podiam eficazmente satisfazer o desejo de colaborar com os que trabalhavam nos vários campos de apostolado para a salvação dos homens. Podiam fazê-lo, sem interromper o seu trabalho principal, que era o estudo, oferecendo com fim apostólico as suas orações, os seus sacrifícios e trabalhos.

As ideias propostas pelo P. Gautrelet, que constituem o fundamento do Apostolado da Oração, foram recebidas com entusiasmo pelos estudantes e divulgadas primeiro nas terras vizinhas do colégio e depois em toda a França.

Para difundir estas ideias, o próprio P. Gautrelet propôs uma pequena organização com o nome precisamente de «Apostolado da Oração», que teve a aprovação do Bispo de Le Puy e, em 1849, alcançou as primeiras indulgências do Papa Pio IX.

 

Desenvolvimento

A divulgação propriamente dita do Apostolado da Oração deve-se principalmente ao P. Henrique Ramière, também ele da Companhia de Jesus, que deve considerar-se o verdadeiro fundador, divulgador e organizador do Apostolado da Oração no mundo.

O P. Ramière, por meio de numerosos escritos, em que soube harmonicamente unir a simplicidade de expressão e a profundidade de pensamento teológico, propagou o Apostolado da Oração em todas as classes de pessoas e a todos os níveis, e deu à Obra forma definitiva e organização estável.

À morte do P. Ramière (1883), o Apostolado da Oração tinha já 35 mil centros, com mais de 13 milhões de associados nas várias partes do mundo.

 

Na Atualidade

Em 2014, o Papa Francisco aprovou o documento de recriação do Apostolado da Oração que levou à mudança de nome deste Serviço Pontifício, para “Rede Mundial de Oração do Papa”, sendo o Apostolado da Oração um dos modos de participação nesta Rede.

 

 

O APOSTOLADO DA ORAÇÃO EM PORTUGAL

O Apostolado da Oração chegou a Portugal em 1864, trazido pelo italiano P. António Marcocci. Mas o grande impulsionador foi o seu colega P. Luís Prosperi, primeiro Diretor Nacional, o qual se dedicou ardorosamente às missões populares. Assim, em 1887 já se contavam em Portugal 1.074 Centros e cerca de 850.000 associados e zeladores.

Atualmente, em Portugal, o Apostolado da Oração está presente em todas as dioceses e na maioria das paróquias. Nem em todos os Centros se respira a mesma vitalidade, é claro. Uns são modelares na fidelidade às práticas e reuniões, na inventiva de atividades, na animação paroquial; outros quase se reduzem às práticas do costume.

Em Portugal, esta proposta de oração e vida é difundida pelo Secretariado Nacional do Apostolado da Oração, através das publicações periódicas Mensageiro do Coração de Jesus, Cruzada, Oração e Vida (Bilhetes Mensais) e Clarim; das plataformas digitais da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal e da iniciativa Passo-a-Rezar.net; dos projetos internacionais “O Vídeo do Papa” e “Click To Pray”; das Editoriais AO, Frente e Verso e Apostolado da Imprensa.

 

 

 

 


 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube