A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção

Exposição – pórtico

A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção

A exposição pode ser visitada todos os dias, incluindo fins de semana, até 31 de dezembro, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

A Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja e a Vista Alegre, inauguraram no passado dia 4 de outubro, no Museu Vista Alegre, a exposição “A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção”.

Com esta mostra, a Diocese de Aveiro revela ao público a ligação entre a arte da porcelana da centenária fábrica da Vista Alegre e a devoção, reunindo pela primeira vez peças de várias paróquias da Diocese, de colecionadores privados e do Museu Vista Alegre. A porcelana Vista Alegre apresenta-se, nesta exposição, como um reflexo das relações entre as práticas devocionais e as representações artísticas e património vivido, em partilha permanente com as comunidades.

D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro afirma que “as peças de porcelana fabricadas pela Vista Alegre para o serviço do culto e devoção dos cristãos são marcadas por uma beleza ímpar, sempre destacando a sua delicadeza que nos atrai e nos eleva à Fonte da Beleza, Deus”.

Somos todos convidados a visitar esta exposição, observando–a, vivendo-a e transmitindo-a, pois “as peças religiosas têm uma história e uma memória”, como partilhou o nosso Vigário-Geral, Padre Manuel Rocha, no passado dia 4 de outubro.

Esta exposição, pode ser visitada todos os dias, incluindo fins–de-semana, até 31 de dezembro, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

Aconselhamos a todos a sua visita, de modo especial em família e em grupos de catequese ou outros grupos e movimentos. Para a possibilidade de agendamento de visita guiada, é possível a sua solicitação através dos contactos: bensculturais@diocese-aveiro.pt ou 927076478, mediante disponibilidade.

A Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja