Ecos dos primeiros dias de D. António Moiteiro em visita pastoral a Sever do Vouga

– Dia 1 –
7 de outubro

A visita pastoral começou com um encontro do senhor bispo com a equipa arciprestal de pastoral, em funcionamento regular desde 2009, ano da última visita pastoral a este arciprestado.
D. António Moiteiro presidiu à celebração da eucaristia, onde sublinhou a necessidade de, em Igreja, percorrermos um caminho solidário, em conjunto. Sendo dia litúrgico de Nossa Senhora do Rosário, destacou o papel de Maria cujo coração disponível para Deus, tornou possível o nascimento de Jesus.
O encontro continuou com o jantar e concluiu com uma reunião de trabalho. Foi dado a conhecer o perfil socio económico do concelho de Sever do Vouga, a evolução demográfica (situação preocupante com o envelhecimento da população). Foram apresentados e analisados os dados do recenseamento à prática dominical realizado este ano, tendo em conta os dados disponíveis de outros recenseamentos (1977, 1991 3 2001). Foi apresentado o programa geral da visita pastoral, os encontros de carácter arciprestal e ainda a evocação de Monsenhor Amílcar Amaral no centenário do seu nascimento. Foi ainda discutido o papel do jornal Terras do Vouga na evangelização e na formação dos cristãos do concelho de Sever do Vouga.

Dia 2 –
8 de outubro

O senhor Bispo foi recebido pelo senhor presidente da Câmara Municipal, Dr António Coutinho e seus vereadores. Ao longo de hora e meia foram partilhadas perspetivas e preocupações relativas à vida deste concelho e do espírito de colaboração existente a nível concelhio entre autarquia e Igreja na promoção do bem comum em favor das pessoas destas terras de Sever do Vouga. O encontro terminou com o almoço.
Ao início da tarde o senhor Bispo visitou a sede do Agrupamento de escolas de Sever do Vouga e foi recebido pela Diretora, Dra Maria do Rosário Pinheiro da Cruz Tavares e sua equipa. Houve oportunidade para partilhar e refletir preocupações comuns, nomeadamente as questões relativas à demografia do concelho (cada vez menos alunos) e da importância da família no processo de educação das crianças e jovens. O encontro terminou com uma breve visita às instalações da escola, alvo de recente requalificação.
O senhor Bispo, a partir das 18horas, iniciou a visita pastoral à paróquia de São João Batista de Silva Escura. Começou com um tempo de oração com a exposição do Santíssimo Sacramento e celebração da reconciliação, tendo-se confessado muitas pessoas. E terminou com a celebração da Eucaristia, onde se assinalaram os 30 anos de ordenação presbiteral do pároco, o padre Licínio.