D. António Moiteiro em visita pastoral às paróquias de Silva Escura e Dornelas

Visita pastoral do senhor Bispo ao arciprestado de Sever do Vouga

Visita-Dia 3

9 de Outubro

O dia de hoje foi dedicado à visita a alguns doentes e idosos da paróquia de Dornelas, com quem partilhou uma palavra de esperança e de conforto. Houve tempo para D. António Moiteiro conhecer um pouco melhor a geografia das terras de Silva Escura e de Dornelas, visitando o alto da Senhora da Penha e o Arestal

O final da tarde foi tempo de oração, com a exposição do Santíssimo Sacramento e a celebração da reconciliação. Ainda em Dornelas, na Igreja matriz dedicada a Nossa Senhora de Fátima, o senhor bispo presidiu à celebração da Eucaristia, com a presença de cerca de sessenta pessoas, evocando a memória do senhor bispo António Marcelino, no aniversário da sua morte, o bispo que criou a paróquia de Dornelas.

Após o jantar, D. António Moiteiro reuniu com os agentes de pastoral da paróquia de Silva Escura. Foi uma oportunidade para conhecer a realidade socio económica e Silva Escura, um pouco da sua história e também participou na análise dos resultados do recenseamento à prática dominical. Os dados foram apresentados pelo pároco, o padre Licínio, que fez um paralelo com um outro recenseamento realizado em janeiro de 2009 por ocasião da visita pastoral do então bispo de Aveiro, D. António Francisco, de grata memória. Apesar de os dados revelarem algum decréscimo na faixa do 25 a 39 anos, a paróquia manifesta equilíbrio de participação entre as várias faixas etárias: dos 0 aos 24 anos 25%, dos 25 aos 54 anos 26 %, dos 55 anos aos 69, 18% e mais de 70 anos, 30%.

Nesta reunião, além de conhecer algumas das iniciativas paroquiais no âmbito da evangelização, os agentes de pastoral fizeram várias perguntas ao senhor bispo: sobre a sua vocação, como é a vida de um bispo, a relação da diocese com o papa e com os outros bispos portugueses.

Foi um serão bem passado, do agrado de todos os participantes.