Pages Navigation Menu

D. António Moiteiro conclui primeira semana de visita pastoral ao arciprestado de Sever do Vouga

– Dia 4 | quinta-feira, 10 de outubro –

A visita pastoral neste dia de quinta-feira decorreu integralmente na paróquia de Silva Escura. O senhor Bispo visitou o Centro Social Paroquial Maria da Glória, tendo visitado as várias respostas sociais e quem nelas trabalha bem como os utentes. Celebrou a Eucaristia com os utentes e familiares e no fim participou no convívio e na animação realizada pelos utentes de Centro de Dia e do Lar. Durante a missa, D. António chamou a atenção para este tipo de instituições, falando da sua experiência pessoal (pois tem sua mãe num lar de idosos) e também dos desafios que atualmente se colocam às IPSS, onde há cada vez mais exigências na qualidade, no pagamento de salários mas onde a comparticipação do estado é cada vez menor: há vinte anos, o estado comparticipava em cerca de cinquenta por cento das despesas; hoje, essa comparticipação é pouco mais de trinta por cento. Só com caridade e generosidade dos cristãos é possível continuar este trabalho social.

No resto da tarde, o senhor Bispo visitou vários doentes e idosos da paróquia, tendo para todos uma palavra de conforto e de esperança, mas também escutou várias lições de vida, de esforço e de trabalho, apesar de alguns dos visitados rondarem os cem anos de idade.

Ao fim da tarde D. António presidiu à recitação do terço na capela de Nª Sª da Graça, local onde se diz que começou a comunidade de Silva Escura. Foi uma oportunidade para conhecer mais de perto algumas pessoas da comunidade e com elas agradecer o dom que é Maria para todos os batizados.

– Dia 5 | sexta-feira, 11 de outubro –

A visita pastoral às escolas de Dornelas e Silva Escura ocupou parte da manhã e do início da tarde. Foi uma oportunidade para escutar os alunos, mesmo os mais pequeninos do ensino pré-escolar, que não se cansaram de fazer perguntas e de mostrar os seus dotes no canto e na pintura. Houve ainda a tempo para conversar com os professores, educadores e auxiliares e, com eles, perceber um pouco melhor os desafios que hoje se colocam a estes estabelecimentos de ensino, cada vez com menos crianças. Educar é difícil, mas é um trabalho muito importante para o presente e para o futuro das crianças.

O resto da tarde foi ocupada a visitar os restantes doentes e idoso da paróquia de Silva Escura. No final da tarde o senhor Bispo presidiu à recitação do terço na capela de Nª Sª das Necessidades, a capela mais antiga da paróquia de Dornelas.

Após o jantar, o senhor Bispo reuniu com os jovens e os agentes de pastoral da paróquia de Dornelas. Além de ajudar na reflexão dos dados obtidos no recenseamento à prática dominical, confrontando com os dados do recenseamento de 2009 (realizado para preparar a visita pastoral de D. António Francisco), o senhor Bispo realçou o papel primordial da formação dos jovens e adultos na construção de uma comunidade cristã que não seja mera consumidora de atos religiosos, mas que viva verdadeiramente a alegria do Evangelho: Jesus.

– Dia 6 | sábado, 12 de outubro –

O dia de hoje começou na paróquia de Silva Escura com o acolhimento aos pais com filhos em catequese. Depois de apresentadas as famílias e os grupos de catequese paroquial, o senhor Bispo deixou algumas palavras sobre o que é a catequese e a sua importância no itinerário de vida cristã. Sublinhou que Jesus é um catecismo aberto pelo qual todos aprendemos a amar a Deus e a servir os irmãos.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia, na qual D, António fez o balanço destes dias de Visita Pastoral, fazendo eco do encontro com os doentes, idosos e crianças das escolas. Lembrou a necessidade de estarmos atentos aos mais necessitados, seja através da caridade própria da vida de um cristão, seja através de instituições como o Centro Social Paroquial Maria da Glória, instituição paroquial que tem desenvolvido trabalho meritório nesta área.

Em jeito de síntese, o senhor Bispo deixou três desafios. Primeiro: sair e ir ao encontro dos que não estão; não podemos contentar-nos em consumir atos religiosos, é preciso ir ao encontro dos que não estão. Segundo: apostar na formação para que cada um saiba dar razões da sua fé; por isso é tão importante propor itinerários e instrumentos de formação de adultos e família. Terceiro: particular preocupação com o tema da vocação; vocação ao ministério sacerdotal, mas também à vida matrimonial e à vocação de consagração. O senhor Bispo partilhou as suas preocupações relativas ao envelhecimento e escassez do clero, dizendo que os padres nascem as comunidades; por isso há que trabalhar e rezar para que as vocações sejam uma realidade.

No final da missa, por opção paroquial, o senhor Bispo entregou a cada família com filhos em catequese o catecismo Youcat para filhos e pais, que agora será trabalho nas ações de catequese familiar. Seguiu-se um tempo de convívio e de partilha, em ambiente animado, onde as pessoas puderam conversar informalmente com o senhor Bispo.

Ao fim da tarde D. António reuniu-se com as famílias com filhos em catequese da paróquia de Dornelas, onde ouviu as preocupações pais relativas aos processos de educação e formação, também no âmbito catequético (a catequese nesta paróquia tem apenas três grupos: infância, adolescência e juventude). Sublinhou que o importante é aprender de Jesus, o verdadeiro catecismo para todos nós.

– Dia 7 | domingo, 13 de outubro –

O senhor Bispo presidiu à celebração da Eucaristia na paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Dornelas, na qual D. António desafiou os cristãos a preocuparem-se com o não crentes e serem testemunhas de Jesus, pois quem descobre Jesus não pode deixar de anunciar. Disse também que é imprescindível dar razões da fé, pelo que é fundamental apostar na formação: o futuro joga-se no modo como, na Igreja, propomos itinerários de formação cristã, uma formação capaz de mudar mentalidades. E como terceiro desafio, lembrou a importância de refletirmos, rezarmos e partilharmos as preocupações com a vocação: vocação à vida e à fé, vocação para o matrimónio, vocação de consagração sacerdotal, missionária e religiosa. É necessário ajudar as pessoas a saberem escolher, a saberem tomar as melhores opções. É urgente apostar neste caminho.

No final da Eucaristia o senhor Bispo entregou a cada família com filhos em catequese o catecismo (Youcat para filhos e pais) com o compromisso de os pais ajudarem os filhos a despertar para a fé e a crescerem no seguimento de Jesus.

Seguiu-se um tempo de convívio com a comunidade, onde as pessoas puderam conversar mais informalmente com o senhor Bispo.


Revisite os primeiros dias da visita de D. António Moiteiro às paróquias de Dornelas e Silva Escura, assim como o encontro com o executivo camarário e a equipa arciprestal de pastoral: dias 1 e 2; dia 3.


 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube