Pages Navigation Menu

Caminhada de Advento, rumo à Páscoa…

Caminhada de Advento, rumo à Páscoa…

Lema Diocesano…

Família, vocação de Amor e caminho de Santidade!

 

Na Diocese de Aveiro…

Esta proposta de caminho assenta nos pressupostos do Programa Diocesano de Pastoral para 2019/2020, nomeadamente nos seguintes:

  1. A família não é só destinatária da ação pastoral da Igreja, mas também protagonista dessa missão.
  2. É cada vez mais urgente criar cultura de família: desenvolver uma cultura assente nos valores da família, onde se conhecem, promovem e defendem os direitos da família e dos seus membros, sobretudo nas situações de maior vulnerabilidade;
  3. É necessário que as famílias aprendam a narrar e a celebrar a realidade da família, o tempo, as festas, os sucessos e os fracassos em chave cristã.

 (Programa Diocesano de Pastoral 2019/2020, Introdução, ponto I)

Em Advento…

522. A vinda do Filho de Deus à terra é um acontecimento tão grandioso, que Deus quis prepará-lo durante séculos. Ritos e sacrifícios, figuras e símbolos da «primeira Aliança», tudo Deus faz convergir para Cristo. Anuncia-O pela boca dos profetas que se sucedem em Israel. E, por outro lado, desperta no coração dos pagãos a obscura expectativa desta vinda.

523. São João Baptista é o precursor imediato do Senhor, enviado para Lhe preparar o caminho. «Profeta do Altíssimo» (Lc 1, 76), supera todos os profetas, é o último deles, inaugura o Evangelho (; saúda a vinda de Cristo desde o seio da sua Mãe e põe a sua alegria em ser «o amigo do esposo» (Jo 3, 29) que ele designa como «Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo» (Jo 1, 29). Precedendo Jesus «com o espírito e o poder de Elias» (Lc 1, 17), dá testemunho d’Ele pela sua pregação, pelo seu batismo de conversão e, finalmente, pelo seu martírio.

524. Ao celebrar em cada ano a Liturgia do Advento, a Igreja atualiza esta expectativa do Messias. Comungando na longa preparação da primeira vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo da sua segunda vinda. Pela celebração do nascimento e martírio do Precursor, a Igreja une-se ao seu desejo: «Ele deve crescer e eu diminuir» (Jo 3, 30).

(Catecismo da Igreja Católica, números 522 a 524)

 Com um Lema…acompanhando a liturgia…

O lema desta caminhada acompanha o Programa Diocesano de Pastoral: Família, vocação de amor e caminho de santidade e fará o acompanhamento da Liturgia Dominical, própria de cada tempo.

No que refere à vivência do Advento, as leituras do Evangelho dominical têm características próprias: referem-se à vinda do Senhor nos fins dos tempos (I Dom.), a João Baptista (II e III Dom.) e aos factos que preparam de perto o Nascimento do Senhor (IV Dom.). As leituras do Antigo Testamento são profecias acerca do Messias e do tempo messiânico, tiradas sobretudo do livro de Isaías. As leituras do Apóstolo apresentam exortações e proclamações de acordo com as diversas características deste tempo.

Cf. “Celebração do Tempo de Natal”, Secretariado Nacional de Liturgia, 2ª Edição, Gráfica de Coimbra

 Com propostas concretas…

Assim, propõe o Departamento Diocesano da Catequese de Infância lançar alguns desafios que nos ajudem a atingir os objetivos propostos para este tempo litúrgico concreto – o Advento.

Desta forma, destacamos 3 dimensões fundamentais para esta vivência: dimensão de grupo, dimensão familiar e dimensão comunitária.


 

Materiais:

– guião em word – link
– guião em pdf – link
– postais semanais, cores – link
– postais semanais, versão pb – link
– imagem semanal para painel comunitário [peça a peça] – link


 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube