JORNADA EUCARÍSTICA, CONGRESSO EUCARÍSTICO INTERNACIONAL E FORMAÇÃO DE ACÓLITOS

O Secretariado Diocesano de Liturgia anunciou no início deste mês as  atividades importantes que decorrerão nos próximos tempos:

1. 52.º Congresso Eucarístico Internacional (Budapeste, 13-20 de setembro de 2020)

Os Congressos Eucarísticos Internacionais são uma das grandes manifestações públicas da Igreja que sublinham e valorizam o papel da Eucaristia na vida dos cristãos e na praxis eclesial. Nascidos em 1881 para glorificar Jesus Cristo realmente presente na Eucaristia e dar testemunho do seu infinito amor pelo mundo, geraram processos históricos de crescimento nas comunidades cristãs para responder às esperanças dos homens e contribuir para a construção de um mundo mais humano, justo e pacífico, a partir da celebração eucarística.

A Hungria acolheu um memorável Congresso Eucarístico Internacional em 1938, em Budapeste. Volvidos oitenta e dois anos, o evento renova-se no mesmo lugar, mas em circunstâncias históricas e sociais totalmente diferentes. Depois da realização do Congresso Eucarístico Internacional em 2016, em Cebu (Filipinas), este evento mundial retorna à Hungria e acontecerá de 13 a 20 de setembro de 2020, em Budapeste.

A Conferência Episcopal Portuguesa está a organizar a comitiva nacional, sob a orientação de D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda e, reunidos os delegados diocesanos, apresentou já uma proposta de participação no programa do congresso que contempla a viagem, as refeições e o alojamento. Poderá consultar o desdobrável em anexo. Cada Diocese poderá inscrever através da comitiva nacional 5 participantes. Os interessados deverão contactar diretamente o delegado diocesano, P. Nuno Queirós (nunoqueiros@diocese-aveiro.pt | 968 685 506) o quanto antes possível e até ao final deste mês de janeiro, que dará instruções específicas para a inscrição.

Para mais informações e outros materiais de apoio à preparação poderão serão consultados os seguintes sítios: www.liturgia.pt/congressoeucaristico/www.iec2020.hu/en

Recordamos que as catequeses preparatórias já foram publicadas em livro pelo Secretariado Nacional de Liturgia.

1. Jornada Eucarística Diocesana (Casa Diocesana de Albergaria, 18 de janeiro de 2020)

Como objetivo de aprofundarmos os temas preparatórios do Congresso Eucarístico Internacional e aproveitarmos esta oportunidade para formação sobre a espiritualidade eucarística, haverá na Casa Diocesana de Albergaria-a-Velha no próximo dia 18 de janeiro (sábado), das 9h30 às 17h00, uma Jornada Eucarística Diocesana. Este encontro que não carece de inscrição prévia e dirige-se especialmente aos MEC, mas também a catequistas e a quaisquer ministros da pastoral litúrgica e interessados. A Casa Diocesana disponibiliza serviço de almoço ao custo de 8 euros. Os interessados poderão contactar diretamente a Casa Diocesana para a reserva até 12 de janeiro, pelos contactos: 965 306 907 ou 964 833 072.

1. Acólitos: Formação de Formadores (Seminário do Bom Pastor, Ermesinde, 7 a 9 fevereiro 2020)

À semelhança dos anos anteriores, o Serviço Nacional de Acólitos está a organizar uma nova edição do Encontro de Formação de Formadores, que se destina a acólitos e responsáveis de grupos com maiores de 18 anos. Esta atividade formativa tem sido uma mais valia na formação e apoio às dioceses e comunidades do nosso país. A nossa Diocese tem-se feito representar expressivamente e começamos a ver os bons frutos desse trabalho. O encontro deste ano, em sintonia com a preparação das próximas Jornadas Mundiais da Juventude, tem como tema «Jovem, Eu te digo: levanta-te! (Lc 7,14): Juventude – Testemunho – Serviço» e contará com um grupo de formadores bastante creditado. A formação que acontecerá no Seminário do Bom Pastor – Casa da Juventude, em Ermesinde (Diocese do Porto), inicia com o jantar do dia 7 e termina pelas 16h00 do dia 9 de fevereiro. Em anexo segue o folheto informativo. As inscrições deverão ser feitas até 19 de janeiro na plataforma que encontrará aqui:

https://docs.google.com/forms/d/1pC3b3wrr2rGsYyC0L3mUi_4Qm89mFCc4BVED9pM7srQ/prefill ou no sítio ou na página facebook do Serviço Nacional de Acólitos: http://acolitos.liturgia.pt/ ou www.facebook.com/snacolitos

1. Próximas atividades

Recordamos as atividades que ocorrerão em breve:

18 janeiro | Jornada Eucarística Diocesana | 9h30-17h00 | Casa Diocesana Albergaria

19 janeiro | Data limite apresentação novos MEC | Data limite insc. E. Formadores Acólitos

26 janeiro | Formação MEC e Visitadores de Doentes | 15h00-19h00 | Seminário de Aveiro

01 fevereiro | Formação novos MEC | 9h30-17h00 | Casa Diocesana Albergaria

7-9 fevereiro | Acólitos: Formação de Formadores | Ermeside