Infância Missionária e Famílias Missionárias partilham a vida e a missão em Festa!

Decorreram no passado sábado, dia 25 de janeiro, as V Jornadas Diocesanas da Infância Missionária e as III Jornadas Diocesanas das Famílias Missionárias que juntou cerca de 200 pessoas (animadores, crianças, adolescentes e famílias) deste vez na paróquia de São Salvador de Ílhavo. Começou logo bem cedinho com o acolhimento e muita animação no Salão do Centro Paroquial para que todos se sentissem animados e prontos para a missão de voluntariado que iriam fazer a seguir. Assim, e depois da oração da manhã, os grupos foram distribuídos por várias Instituições onde fizeram várias atividades de voluntariado. No Lar de S. José e no CASCI estiveram com os idosos cantando, visitando os acamados, conversando; na Obra da Criança estiveram a fazer jogos de tabuleiro, atividades desportivas e conversas informais; no Lar do Divino Salvador estiveram a fazer arranjos exteriores e jogos com os mais pequeninos. Em todas estas Instituições puderam, também, conhecer as histórias de vida de quem lá mora e em todas elas foram deixadas lembranças feitas pelos grupos para recordar este dia. Foram momentos de muita alegria, convívio e voluntariado dando e recebendo, partilhando a vida e a missão!

Após este tempo de voluntariado, voltou-se ao Salão Paroquial para o almoço partilhado e momentos de convívio. Na parte da tarde, e aproveitando o sol, fizeram-se jogos e houve momentos de “mimos” com a animação de alguns alunos da Escola Profissional de Aveiro no Jardim Henriqueta Maia. Depois, voltou-se ao Salão Paroquial e todos foram presenteados com várias danças e coreografias convidando a um pezinho de dança… que alegria! Em seguida, e já na Igreja Matriz mas antes de iniciar a Eucaristia, um representante de cada grupo da Infância Missionária partilhou a vivência do grupo nas Instituições onde fizeram voluntariado durante a manhã. Todos foram unânimes em dizer que foi muito bom e que puderem levar e receber alegria. A celebração da Eucaristia na Igreja Matriz com a participação de todos os grupos da Infância Missionária e das suas Famílias contou também com a presença de vários adultos e crianças da paróquia de São Salvador de Ílhavo. A Eucaristia foi um momento muito belo de oração e de celebração onde se rezou por todas as crianças do mundo e pelos missionários que cuidam delas, sendo desafiados a levar a luz de Jesus a todos. No ofertório as crianças ofereceram bens alimentares que depois serão colocados em cabazes para serem distribuídos a famílias mais carenciadas das suas paróquias. Na ação de graças, um representante de cada grupo, através de uma dinâmica, mostrou que Jesus precisa das nossas mãos, dos nossos pés, da nossa boca e do nosso coração para chegar a todos e como verdadeiros missionários unidos a Jesus viver o lema da Infância Missionária “crianças evangelizam e ajudam crianças”. No final da Eucaristia, foi dado um Cristo feito em corda a cada um dos grupos para que recordem sempre este dia e tudo aquilo que puderam viver juntos!

Queremos agradecer à paróquia de São Salvador de Ílhavo, à Câmara Municipal de Ílhavo, às Instituições que nos receberam tão bem, aos alunos da EPA, aos grupos de dança, aos voluntários que ajudaram nas atividades e a todas as crianças e adolescentes da Infância Missionária e às suas Famílias Missionárias pela presença, pelo testemunho e pela alegria… foi um grande dia de Festa para a Infância Missionária e para as Famílias Missionárias da Diocese de Aveiro!

Neste ano de Partilhar… assim se partilha a vida e a missão!

Equipa do SDAM