Nomeação Diocesana

O Ano Missionário provocou na Igreja em Portugal e, particularmente, na nossa diocese de Aveiro, novos dinamismos de colaboração missionária na missão ad gentes.

A Nota Pastoral publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa “Todos, Tudo e Sempre em Missão” pede para «irmos até uma outra paróquia, uma outra diocese, um outro país em missão, para sentirmos que somos chamados por vocação a sermos universais, ou seja, termos a responsabilidade não só sobre a nossa comunidade, mas sobre o mundo inteiro» (nº 9).

Para concretizar alguns dos desafios que nos foram lançados ao longo do Ano Missionário, as dioceses de Aveiro e de S. Tomé e Príncipe, na pessoa dos seus bispos, iniciaram um trabalho de colaboração no qual o sacerdote diocesano P. Francisco José Rodrigues de Melo foi enviado para a ilha do Príncipe e o P. Acácio da Cruz Pires, do presbitério de São Tomé e Príncipe, vem para ser uma presença missionária nas nossas comunidades cristãs.

Fruto deste intercâmbio, aceito e nomeio o P. Acácio da Cruz Pires Colaborador Pastoral das paróquias de Oliveira do Bairro, Palhaça, Bustos e Mamarrosa e sempre em colaboração com os respetivos párocos.

Aveiro, 1 de fevereiro de 2020.

+ António Manuel Moiteiro Ramos

Bispo de Aveiro