Pages Navigation Menu

Solenidade da Princesa Santa Joana

Solenidade da Princesa Santa Joana 2020

Este ano, no contexto da pandemia que vivemos,  celebraremos Santa Joana, Padroeira da Cidade e da Diocese, com Eucaristia, na Sé, dia 12 de maio, pelas 10h30. A missa, presidida por D. António Moiteiro,  decorrerá à porta fechada, com transmissão em direto no canal youtube da Diocese de Aveiro.

Após a Eucaristia, junto do Túmulo de Santa Joana, haverá um tempo de silêncio e será rezada a Oração pro-Canonização. Apesar da impossibilidade de estarmos fisicamente presentes na Missa e de realizarmos a Procissão, à tarde, não deixemos de celebrar interiormente a festa da nossa Padroeira, unindo-nos a estes momentos celebrativos, certos da compreensão e união de todos.


Partilhamos alguns contributos que foram criados ao longo dos anos sobre a vida da nossa padroeira Santa Joana

1972-10-10
Programa sobre a vida da Infanta Dona Joana (1452-1490), filha de Dom Afonso V e padroeira da cidade de Aveiro.


1972-07-30
Museu de Aveiro, cerimónia religiosa celebrada por Dom Manuel de Almeida Trindade, bispo de Aveiro, de homenagem à Santa Joana Princesa, filha do rei Dom Afonso V e da rainha Dona Isabel. – vídeo sem som –


2003-12-06
Alma e a Gente I – Santa Joana Princesa
Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à vida e da Infanta Dona Joana, Padroeira de Aveiro, filha de Dom Afonso V, beatificada em 1673 pela sua dedicação à Igreja e à causa dos pobres.


2015-01-19
Visita Guiada – ep. 15
Santa Joana Princesa no Museu de Aveiro



Um contributo da Comissão Diocesana da Cultura:

 

Joana de Portugal, Princesa e Santa from Luís Manuel on Vimeo.



 

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube