CEFAM – abertas as inscrições para o ano 2020/21

Estão abertas as inscrições para a frequência do novo ano letivo que começa a 01 de outubro. As disciplinas podem ser frequentadas com ou sem avaliação e, este ano, terá a modalidade de participação presencial ou online, tendo cada disciplina um total de 10 encontros.

1º trimestre (outubro a dezembro):
Antigo Testamento II (Pe Leonel Abrantes);
Eucaristia (Pe João Paulo Henriques);
Acompanhamento pastoral e discernimento espiritual (Pe João Alves);
Eclesiologia (D. António Moiteiro)

2º trimestre (janeiro a março):
Moral Cristã II (Pe João Santos)
Novo Testamento II (Pe Franclim Pacheco)
História da Diocese de Aveiro (Pe Gustavo Fernandes)
Teologia do Diaconado (Pe João Alves)

3º trimestre (abril a junho)
Diaconado e ação pastoral (D. António Moiteiro)
Administração paroquial (Pe Manuel J. Rocha)
Pedagogia e animação de grupos (Pe Licínio Cardoso)
Antropologia Teológica (Luís Silva)

INSCRIÇÃO ON-LINE – clique aqui

– A PROPOSTA –
A Diocese de Aveiro disponibiliza, através do CENTRO DE FORMAÇÃO D. ANTÓNIO MARCELINO (CEFAM), um curso básico teológico-pastoral, que irá abranger os diversos âmbitos das ciências humanas e teológicas e se enquadra no nível médio da formação cristã e que “tem em vista a formação de líderes paroquiais ou de movimentos, capazes de desempenhar atividades pastorais […] e aprofundar os elementos fundamentais da fé cristã” (CEP, A Formação cristã de base dos adultos – Instrução Pastoral, 18).

– OBJETIVOS –
O curso básico teológico-pastoral tem como objetivos:
1. Propor um conhecimento orgânico e sistemático das verdades da fé;
2. Possibilitar uma leitura permanente dos sinais dos tempos;
3. Favorecer a educação para a Verdade na Caridade, tendo presente o desenvolvimento harmonioso e integral da pessoa humana;
4. Proporcionar, nas pessoas, as condições para um empenhamento eclesial e responsabilidade social dos cristãos numa perspetiva de pastoral em conversão a partir do coração do Evangelho encarnado na vida dos homens;
5. Dinamizar o diálogo fé e cultura na sociedade na qual se constitui a Diocese de Aveiro.

– DESTINATÁRIOS –
O curso básico teológico-pastoral destina-se em primeiro lugar a todos os cristãos interessados em aprofundar a sua formação humano cristã e a todos aqueles que são agentes de pastoral e/ou exercem ou irão exercer algum serviço laical.
Destina-se também aos candidatos ao Diaconado permanente, seguindo obrigatoriamente a totalidade das disciplinas do Curso.
Podem frequentar o curso básico teológico-pastoral todos os que tenham 18 anos ou mais e respeitem as normas do presente regulamento.

– FUNCIONAMENTO –
O curso básico teológico-pastoral decorre nas instalações do Seminário de Aveiro e inicia agora o segundo de três anos, cada um dividido em três trimestres.
Em cada trimestre serão desenvolvidas três ou quatro disciplinas, cada uma com hora e meia semanal, prolongando-se ao longo de dez semanas.

Por semana haverá dois dias de aulas com o seguinte horário:

Quinta-feira: 19.30H-20.15H e 20.20H-21.05H;
21.20H-22.05H e 22.10H-22.55H