“Celebrar o Dia Mundial das Missões significa também reiterar que a oração, a reflexão e a ajuda material

das vossas ofertas são oportunidades para participar ativamente na missão de Jesus na sua Igreja.”

(Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2020)

O SDAM – Serviço Diocesano de Animação Missionária de Aveiro em articulação com as OMP – Obras Missionárias Pontifícias de Portugal, dá a conhecer algumas propostas para que em todas as paróquias da nossa Diocese se viva com intensidade e alegria missionária o mês de outubro – mês missionário, e consequentemente todo o ano pastoral, descobrindo também o sentido missionário da vida familiar em articulação com o plano de Pastoral da nossa Diocese.

Ano missionário 2020/2021 “Eis-me aqui, envia-me!” com interpelações, testemunhos, reflexões, orações, celebrações que poderão ser usados em diversos momentos e com diferentes grupos paroquiais, arciprestais e diocesanos; – link para guião missionário

Dia Mundial das Missões que se celebra a 18 de outubro, a afixar em todas as Igrejas (o ofertório neste dia em todas as comunidades será o gesto de cooperação com as Igrejas mais pobres dos 5 continentes); – link para cartaz

– Infância Missionária 2020/2021 “Perdoar com Alegria” para apoio e orientação dos encontros dos grupos da Infância Missionária já existentes e estímulo para que outros grupos se formem na nossa Diocese; em breve disponível documento em versão digital.

– Infância Missionária 2020/2021 “Perdoar – Com as crianças da Oceânia, missionários d´Alegria” para assinalar o Dia da Epifania – Dia da Infância Missionária que se celebra em 3 de janeiro de 2021; em breve disponível documento em versão digital.

Durante o mês de outubro e ao longo de todo o ano pastoral estaremos disponíveis para encontros de animação e sensibilização missionária nas paróquias e nos grupos, pelo que podem contactar-nos através de animacao.sdam@diocese-aveiro.pt

No âmbito da Infância Missionária, este ano será dedicado ao continente Oceânia, à cor azul e ao desafio “Perdoar com Alegria”, pelo que estaremos disponíveis para ajudar a formar novos grupos de Infância Missionária nas paróquias e/ou dinamizar encontros pontuais com crianças e adolescentes podendo contactar-nos através de infancia.sdam@diocese-aveiro.pt

Por fim, recordando a dinâmica e tradição da envolvência missionária da Diocese em favor das missões, apelamos a que se dê continuidade à oferta dos grupos de crismandos, por ocasião da celebração do Sacramento da Confirmação, em favor das missões e das comunidades que recebem os voluntários Ad Gentes da nossa Diocese.

Estamos ao dispor no caminho da Missão!

“Uma Família… Uma Missão!”

www.diocese-aveiro.pt/sdam | sdam@diocese-aveiro.pt