“Quero ser Padre”, o tema deste mês no “Conversas com sentido”

MENSAGEM DO BISPO DA DIOCESE PARA A SEMANA DOS SEMINÁRIO SUSCITA “CONVERSAS COM SENTIDO”

Nesta mensagem do Bispo à Diocese, recorda a escassez de jovens neste percurso vocacional, estando apenas um seminarista no Seminário Maior em Lisboa. Dois jovens entraram este ano para o Ano Propedêutico, em Caparide (Estoril). Recorda ainda que este ano não existe comunidade no Seminário de Santa Joana Princesa de Aveiro, por não existirem jovens em número suficiente para se constituir uma comunidade. No Pré-Seminário são propostos este ano os encontros “2 ou 3”, de menor duração, e com um número de participantes mais reduzido, isto é, até 10 elementos.

As habituais “Conversas com Sentido” – suscitadas em período de confinamento como conversas que o Pe João Alves promove com convidados seus – têm como tema deste mês “Quero ser padre”. São convidados o Rafael Oliveira, seminarista maior da Diocese, natural de Ílhavo e batizado na Igreja da Vera-Cruz; o Pe António Jorge, Reitor do Seminário interdiocesano das Beiras, em Braga, e secretário da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios.

Nesta Conversa serão partilhados os seus percursos de vida, a forma como descobriram a sua vocação e a vivência em seminário, sobretudo neste tempo de pandemia.

Celebra-se ainda nesta semana de oração, no Seminário, no dia 6, sexta-feira, pelas 21 horas, uma vigília de oração pelas vocações sacerdotais, e no dia 8, pelas 16 horas, na Igreja do Seminário, uma Eucaristia para “pedirmos trabalhadores para a messe” (Mt 9, 38).

www.paroquiaveracruz.pt