Pages Navigation Menu

“Cada família, uma história de amor” – caminhada de advento para a infância

“Cada família, uma história de amor”

Caminhada de Advento 2020
Diocese de Aveiro | Departamento de Catequese de Infância

Nota introdutória
“O Tempo do Advento tem uma dupla característica: é tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus aos homens; simultaneamente é tempo em que, comemorando esta primeira vinda, o nosso espírito se dirige para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por estes dois motivos, o Advento apresenta-se-nos como um tempo de piedosa e alegre expectativa.” (Normas gerais sobre o ano litúrgico e o calendário, n.º 39).

Na continuidade do lema do ano passado para a Diocese de Aveiro – “Família, vocação de Amor e caminho de Santidade!” – a caminhada de Advento 2020 decorre do lema proposto para este ano pastoral: “Cada família, uma história de amor”. Estamos conscientes da importância da família na educação cristã das crianças nesta Igreja concreta de Aveiro e sabemos que cada família é sinal de Deus que, ao encarnar, nos revela e nos manifesta o seu amor, ao mesmo tempo que concretiza esta história de amor de Deus pela humanidade.

Assim, queremos que este tempo do Advento seja um tempo de oração e preparação do nascimento de Jesus em família.

“A família cristã é a primeira e mais básica comunidade eclesial. Nela se vivem e se transmitem os valores fundamentais da vida cristã. Ela é Igreja Doméstica. Aí, os pais desempenham o papel de primeiros transmissores da fé aos seus filhos, ensinando-lhes através do exemplo e da palavra, a serem verdadeiros discípulos missionários. Ao mesmo tempo, quando essa experiência de discipulado missionário é autêntica, uma família torna-se evangelizadora de muitas outras famílias e do ambiente em que vive.” (Plano Pastoral 2019/20 – Família, vocação de amor e caminho de santidade).


OBJETIVOS
– Preparar interiormente o nascimento de Jesus.
– Promover tempos de encontro e de oração familiar.
– Celebrar, em família e em comunidade, o nascimento de Jesus.


SÍMBOLO
O Advento aponta-nos para a luz que é Jesus Cristo, luz essa que, se a ela nos abrirmos, ilumina o nosso caminho e nos guia até à Pátria eterna. É essa luz que queremos construir ao longo de cada semana, para que vá crescendo em cada um o desejo de acolher Jesus no Natal. Queremos que a luz de Jesus possa brilhar em cada pessoa.
Simbolizaremos essa luz através de uma estrela, que será construída/ representada dos seguintes modos:

1. Estrela comunitária:
Cada comunidade cristã construirá uma estrela de cinco pontas, de dimensão adequada à igreja onde vai ser colocada.
No dia de Natal far-se-á a colocação da estrela (já unida) sobre o presépio ou como representação do presépio.

2. Estrela familiar:
Cada família é desafiada a construir uma estrela, com materiais diversos (madeira, cartão, …) a qual será colocada em lugar visível (dentro ou fora da habitação) na noite de Natal.
As crianças são convidadas a partilhar fotografias das estrelas que construíram em família.

3. Estrela pessoal:
Cada catequizando receberá, na sessão de catequese, uma folha A4 com o contorno de uma estrela e, em cada semana, um braço da estrela para colorir, com o desafio semanal (nas comunidades onde não houver catequese presencial, os catequistas procurarão a melhor maneira fazer chegar a estrela às suas crianças).


Os desafios semanais, que decorrem da Palavra de Deus de cada domingo do Advento, serão impressos nos braços da estrela a entregar aos catequizandos e podem também ser colocados nas igrejas.

Calendário de advento

CAMINHANDO DIA-A-DIA
Será entregue a todos os catequizandos um Calendário de Advento, com desafios diários. São pequenos gestos que ajudam as crianças a preparar a vinda de Jesus no seu coração.

ORAÇÃO EM FAMÍLIA
No verso de cada um dos braços da estrela está impressa uma breve oração, para ser rezada diariamente em família. No final de cada semana e no dia de Natal o braço da estrela é recortado e colado na estrela (folha A4).

 

 


MATERIAIS DA CAMINHADA

– Apresentação da caminhada, ficheiro Powerpoint

– Guião da caminhada: PDF, PDF para impressão

– Estrela “base” – link

– Estrela “peças” – link

– Estrela “comunitária” – cor | preto e branco | só texto

– Calendário de advento – link


catequese@diocese-aveiro.pt | 234 377 140

 

 

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube