“LUZ DA PAZ DE BELÉM” – Partilha diocesana

«10 Milhões de Estrelas – um gesto pela paz» e Luz da Paz de Belém»

Cáritas diocesana e Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas em ação conjunta pela paz.

quando: 19 dezembro, 10h00
onde: Igreja do Carmo, Aveiro
transmissão online: www.diocese-aveiro.pt

Em tempos difíceis, estes da Pandemia, uma especial saudação amiga a todos e os desejos de um esperançoso período de Advento 2020 – que em nós renova a ação do Deus-connosco na construção de um mundo melhor.

Anualmente, os preparativos, bem como a vivência e celebração do Natal de Jesus, procuram ter na nossa diocese uma caminhada enriquecida por duas ações/campanhas (com bastante relevância este ano na situação de crise em que nos encontramos) tanto para a Cáritas como para o Corpo Nacional de Escutas (CNE). Trata-se por um lado da operação «10 Milhões de Estrelas – um gesto pela paz» – promovida desde 2002 pela Cáritas, e a partilha da «Luz da Paz de Belém» – um programa que o Escutismo tem desde 1986, e que é dinamizado pelo CNE em território nacional desde o início desta década, e com crescente difusão em todas as dioceses/regiões do país. Apesar de terem dinâmicas próprias, ambas as campanhas têm sido meios para promover a celebração do Natal, procurando envolver todos no seu sentido original. Desta forma se tem contribuído para que a Igreja e a sociedade possam fazer a memória e atualização do dom imenso que é a celebração da vinda do Filho de Deus a este mundo, comprometendo todos em gestos concretos de construção da paz. Pode ser que muitos grupos e Agrupamentos que ainda não iniciaram os seus trabalhos se sintam, a partir deste desafio, interpelados corajosamente a retomar as suas atividades.

A Cáritas Diocesana e a Junta Regional do CNE (Departamento Internacional Regional) da nossa Diocese de Aveiro, promovem mais uma vez em parceria caminhos comuns que ambas desejam percorrer juntas. É nosso propósito tanto a vertente de solidariedade dos “10 Milhões de Estrelas – um gesto pela paz”, como da oportunidade educativa para o Escutismo através da partilha da “Luz da Paz de Belém” – complementando e dilatando as possibilidades e capacidade espiritual e de cidadania destas duas organizações da Igreja Católica, assim como ajudando a sociedade a acolher a pessoa e mensagem de Jesus Cristo no momento em que se faz a memória da sua natividade. Neste l  ink poderão encontrar uma dinâmica que poderá positivamente ajudar a mobilizar os grupos no contexto desta atividade “Luz da Paz de Belém”.

No passado dia 13 de dezembro de 2020, em Vila Real foi partilhada a nível Nacional a “Luz da Paz de Belém”, onde estará a nossa Região representada com uma pequena delegação, devido a restrições próprias – delegação essa coordenada pela Equipa da Assistência Regional.  Seis dias depois teremos a nossa Celebração Diocesana/Regional, também ela restrita, como a seguir indicamos. CONVIDAMOS TODOS OS GRUPOS CÁRITAS E AGRUPAMENTO a estar presentes com uma representação, no Sábado dia 19 de Dezembro de 2020, às 10h00 na Igreja do Carmo – na cidade de Aveiro. Por questões óbvias, os agrupamentos que se inscreverem poderão a penas e só levar 3 pessoas (1 delas porta bandeiras com a bandeira do seu agrupamento). Os grupos paroquiais da Cáritas apenas e só com 2 elementos. A celebração será transmitida pelos canais das redes sociais da Diocese de Aveiro, e será presidida pelo senhor Bispo de Aveiro (ou um seu delegado em caso de impossibilidade).

Será assim a vez de partilhar a nível Diocesano esta “Luz da Paz de Belém”, pelas paróquias, grupos Cáritas e Vicentinos assim como pelos agrupamentos que o desejarem.

Tragam as vossas candeias para levar para as vossas comunidades e grupos e acender nas celebrações do dia de Natal parte desses “milhões de estrelas” num gesto de empenho na construção da Paz.

Pel’ A Equipa da Junta Regional de Aveiro do CNE
Pe. Manuel Augusto Marques de Oliveira, Assistente Regional de Aveiro do CNE