Pages Navigation Menu

III Domingo da Quaresma – Reconstrói

III Domingo da Quaresma – 7 de março

Desafio: Reconstrói

Introdução

Metanóia – Olá Quaresma! Como foi a tua semana, houve alguma mudança no teu dia-a-dia?

Quaresma – Olá Metanóia! Sinto que sim. Ao longo da semana senti-me mais perto de Jesus. É um sentimento tão bom! E já reparaste que estamos mais próximos do grande dia, que é a Páscoa?

Metanóia – Sim, e esta semana vamos refletir sobre a celebração dessa grande festa no tempo de Jesus, ouvindo o que nos diz o Evangelho deste domingo.

 

Reflexão e compromisso

Quaresma – A Páscoa era uma grande festa para os Judeus! Mas por que razão faziam comércio dentro da casa de Deus?

Metanóia – Na verdade, encontravam-se no Templo de Jerusalém para rezarem e apresentarem as suas ofertas. E como era uma ocasião especial, o número de habitantes na cidade triplicava…

Quaresma – … e os vendedores, como ouvimos no evangelho, aproveitavam para venderem bois, ovelhas e pombas. Mas Jesus expulsou-os, porquê?

Metanóia – Bem, os comerciantes aproveitavam a ocasião para venderem e enriquecerem mais rapidamente, uma vez que o faziam num local com muitas pessoas, que, depois de comprarem, ofereciam no altar do Senhor.

Quaresma – Ah! Faz sentido, então! Jesus não gostou de ver a casa de Seu Pai transformada num “Mercado”…

Metanóia – É mesmo isso! Jesus quer que respeitemos a Casa de Deus. E, também, na tua vida, não deves negociar com Ele, não deves pedir algo em troca pelas tuas atitudes. Ao longo da tua vida deves dar-te! E podes aproveitar esta semana, para o fazeres ao aceitares o 4.º desafio:

«Vou encontrar-me com Jesus na nossa Igreja. Ou, se não for possível, vou viver um breve momento de encontro com Jesus, em silêncio, no meu quarto».


No terceiro domingo da Quaresma, vamos colocar a quarta peça do nosso painel.


 

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube