65 ANOS DA CARITAS PORTUGAL – “O AMOR QUE TRANSFORMA”

Caros leitores,

As nossas saudações, com os desejos sinceros de um rápido regresso à nossa vida normal.

Iniciamos o ano de 2021 mergulhados numa situação de crise que perturba todo o nosso país e nos deixa muito preocupados no presente e muito apreensivos para o futuro. Milhares de cidadãos, sobretudo os mais carenciados, olham para as instituições de solidariedade social como portos de abrigo, de onde esperam obter algo que os ajude a minorar o seu sofrimento. Essas instituições, na qual se inclui a CARITAS PORTUGAL, fundada a 7 de fevereiro de 1956 e, por isso, há 65 anos ao serviço dos mais carenciados, têm a obrigação de dar respostas concretas, personalizadas e inclusivas a cada caso.

A missão da Caritas Portugal é visível através da Caritas Diocesana de Aveiro (https://www.caritasaveiro.pt/), reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de natureza canónica, sem fins lucrativos, desde 1983 e fundada há 44 anos, a 2 de dezembro de 1976.

A Caritas Diocesana de Aveiro conta com 56 colaboradores. Ao longo do ano de 2020, acompanhou 1348 das 1600 pessoas que solicitaram o seu auxílio e serviu mais de 1000 refeições, dadas as suas múltiplas valências:

– Atendimento Social de Emergência;

– Centro de Alojamento Temporário para pessoas em situação de Sem Abrigo;

– Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Aveiro;

– Acolhimento de Emergência para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica;

– Casa Abrigo para Homens Vítimas de Violência Doméstica;

– Centro de Acompanhamento Temporário para Crianças em Risco;

– Creche e Pré-Escolar.

A Caritas Diocesana de Aveiro participa ainda no Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), no Programa Incorpora – programa de inserção sócio laboral e em projetos de capacitação, sensibilização e de prevenção da violência doméstica.

Fruto da relevância que esta instituição tem para a nossa comunidade, por decisão do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, a renúncia quaresmal da Diocese de Aveiro será entregue ao Fundo de Emergência Social da Caritas, tal como refere na mensagem que dirigiu ao Diário de Aveiro no dia 24 de fevereiro. Todos podemos contribuir através do NIB 026 907 3600 2093 830 639 5 (Fábrica da Igreja Catedral de Aveiro, Bankinter).

Todos os anos, por ocasião do seu aniversário, realiza-se a Semana Caritas e o seu tradicional peditório. Este ano, devido à situação pandémica que persiste, não vai ser possível a sua realização nos moldes em que estamos habituados. Cerca de 4000 voluntários não podem efetuar o peditório anual. Mostrando a nossa solidariedade, em período quaresmal, baseados no espírito de fraternidade e amor ao próximo, procuramos alternativas que nos ajudem à angariação de fundos para as atividades que não podem parar. Com este propósito, fazemos um desafio a todos os aveirenses:

A disponibilidade de doar o equivalente a uma hora de trabalho do seu salário.

Basta clicar no site www.caritas.pt/snc. e encontrará ao dispor a verba referente a cada hora do seu trabalho, de 10, 20, 30 euros, ou outro montante que queira doar. Basta preencher os espaços e, para a emissão de recibo dedutível no IRS, o NIF e o endereço fiscal. No site indicado poderá ainda seguir o número de doadores e o montante que se está a angariar com esta iniciativa. Como se comprova pelos números, verificamos que existem muitas pessoas solidárias quanto ao apoio aos mais necessitados, e sempre prontas a ajudar. Continuamos abertos a doações, pecuniárias ou outras, pelo que recebemos, a qualquer dia e hora potenciais doadores.

A CARITAS DIOCESANA DE AVEIRO AGRADECE O APOIO DE TODOS!

A Direção

7 de março de 2021