Exposição Milagres eucarísticos no Mundo

exposição de Carlo apresenta uma seleção dos principais Milagres Eucarísticos (cerca de 136), ocorridos durante vários séculos em diferentes países do mundo e reconhecidos pela Igreja. Nesta mostra, no salão e igreja matriz de Oliveira do Bairro, estão disponíveis painéis alusivos a alguns desses milagres, com principal destaque para os ocorridos em Portugal: Santarém, Beata Alexandrina e as três Aparições do Anjo da Paz aos pastorinhos de Fátima.

Os Milagres Eucarísticos são milagres de Deus que visam confirmar a fé na presença real do corpo e do sangue do Senhor na Eucaristia. Conhecemos a doutrina católica com relação à presença real. Com as palavras da consagração: “Este é o meu corpo”, “Este é o meu sangue”, o pequeno pedaço de pão torna-se no corpo de Cristo, e o vinho torna-se o seu sangue. Esta maravilhosa mudança é chamada de Transubstanciação, a passagem da substância. Do pão e do vinho restam apenas as aparências ou espécies, que – com um termo – filosófico são denominadas acidentes. Permanecem então as dimensões, a cor, o sabor, o cheiro e também as capacidades nutritivas, mas não a substância, a verdadeira realidade, que se tornou o corpo e o sangue do Senhor. A transubstanciação não pode ser de forma alguma presenciada pelos sentidos, apenas a fé nos garante esta maravilhosa alteração.

Exposição concebida pelo beato Carlo Acutis patente no salão paroquial e igreja matriz de Oliveira do Bairro.

2ª a 6ª feira, das 09h00 às 19h00
Sábados, das 09h00 às 18h00
Domingos, das 11h30 às 19h00

Não visitável durante as celebrações eucarísticas.