Caminhada quaresmal – catequese da infância

O CONTEXTO LITÚRGICO

A Quaresma é um caminho dinâmico para a Páscoa, um caminho de preparação para o tempo central da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor: o Mistério Pascal. Um caminho dinâmico, não apenas pessoal, mas comunitário, como “Povo de Deus”. O ano de 2022, tendo em conta o contexto eclesial que vivemos, é o ano em que, na Quaresma, não devemos prescindir desta característica eclesial comunitária, pois somos um “Povo que caminha”.

O CONTEXTO ECLESIAL

A Quaresma deste ano coincide com o final da primeira “fase sinodal” que vive a Igreja: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.” O contexto eclesial desta Quaresma coincide com a chamada “fase diocesana” de consulta ao Povo de Deus na qual estamos envolvidos todos, paróquias, comunidades, movimentos, diocese.

PROPOSTA PARA A CATEQUESE DA INFÂNCIA

DESAFIOS SEMANAIS

Quarta-feira de Cinzas – 2 março
“Com Jesus caminho para a Páscoa!”
Desafio | Participar na Celebração de Cinzas / Ler em família o Evangelho do dia.

I Domingo – Tentações – 6 março
“Com Jesus… escolho o bem!”
Desafio | Praticar uma boa ação diária, registá-la e guardá-la numa «caixinha».

II Domingo – Transfiguração – 13 março
“Com Jesus… caminho para a Luz!”
Desafio | Acender diariamente uma vela e rezar o Pai-Nosso em família.

III Domingo – Figueira – 20 março
“Com Jesus… transformo a minha vida”
Desafio | Oferecer uma flor (viva ou de papel).

IV Domingo – Pai Misericordioso – 27 março
“Com Jesus… encontro-me com o Pai Misericordioso!”
Desafio | Celebrar a Festa do Perdão (1.º + 2.º + 3.º ano) ou o sacramento da Reconciliação (4.º + 5.º + 6.º ano).

V Domingo – Mulher Adúltera – 3 abril
“Com Jesus… aprendo a perdoar!”
Desafio | Pintar/ decorar uma pedra e oferecê-la a alguém a quem magoei ou de quem me sinto menos próximo.

Domingo de Ramos – 10 abril
“Com Jesus… caminho para Jerusalém!”
Desafio | Preparar o meu Ramo (coroa de verdes) para acolher Jesus e colocá-lo em lugar visível do exterior.

Domingo de Páscoa – 17 de abril
“Com Jesus… celebro a Ressurreição!”
Desafio | Colocar em local visível da casa uma imagem de Jesus Ressuscitado.

Ficheiros para impressão de material de apoio

Vídeos Semanais

À semelhança do ano passado, teremos duas personagens que nos vão desafiar semanalmente, a Quaresma e o Peregrino. Inicia com uma introdução ao tema semanal, à qual se segue o Evangelho concluindo com uma reflexão e um compromisso.

Estes vídeos serão disponibilizados no início de cada semana aqui no site e no facebook da diocese.