Festa da Família, arranca dia 19 de junho

É já no dia 26 de junho que a Diocese de Aveiro se vai juntar no Santuário de Nossa Senhora de Vagos, respondendo ao convite feito pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, a toda a comunidade diocesana em especial às famílias. A Festa da Família era já uma aspiração pastoral do ano de 2021 que teve de ser adiada devido à situação pandémica sobejamente conhecida. Assim em 2022 esta grande festa associa-se ao encerramento do X Encontro Mundial das Famílias – EMF – com epicentro em Roma mas celebrado, a convite do Papa Francisco, em todas as dioceses do mundo num espirito de comunhão de toda a Igreja católica.

A Festa da Família inicia com algumas iniciativas arciprestais, cujo calendário abaixo apresentamos.

X Encontro Mundial das Famílias

“O próximo Encontro Mundial das Famílias terá um caráter multicêntrico e disseminado, ocorrendo simultaneamente em dioceses do mundo todo. (…) Além disso, o Encontro Mundial insere-se no atual caminho sinodal da Igreja e pode ser uma valiosa experiência de “participação, comunhão e missão” das famílias.” – in Kit pastoral de preparação para o X Encontro Mundial das Famílias

Na semana que antecede o dia 26 de Junho, a pastoral familiar da diocese de Aveiro e os movimentos de cariz familiar organizam um conjunto de atividades em sintonia com o X EMF.

26 de junho, Santuário Nossa Senhora de Vagos

A grande Festa da Família começa de manhã com o acolhimento entre as 9:30 e as 10:00. Após a oração inicial, a manhã estará preenchida com os desafios (Jogos) espalhados pelo espaço do santuário. No final haverá uma recompensa surpresa para as famílias que completarem o percurso com todos os jogos.

Às 11h faremos ligação ao X EMF para assistirmos à comunicação em direto do Angelus do Papa Francisco.

Piquenique

O almoço será em formato de piquenique, ou seja, as famílias são convidadas a trazer farnel, mantas, mesas, guarda-sol e cadeiras que também poderão ser usadas para a celebração da eucaristia.

A tarde será abrilhantada por momentos de variedades com música e dança.

Eucaristia

A celebração da eucaristia terá início às 16h. Em momento oportuno será dado destaque aos Jubileus matrimoniais dos casais que se tenham inscrito. A celebração encerrará as atividades do dia.

pelos arciprestados…

Please follow and like us:
Pin Share