Pages Navigation Menu

Nomeações 2022-2023

            As nomeações para o novo ano pastoral acontecem depois de uma caminhada sinodal proposta pelo Papa Francisco a toda a Igreja sob o título “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”, tendo participado na nossa diocese de Aveiro cerca de 300 grupos e de 5.000 de fiéis cristãos.

            A síntese diocesana pede que se iniciem processos e caminhos de renovação e de reforma nos diferentes âmbitos e mediações da ação eclesial e apela à escuta atenta do que o Espírito diz à Igreja e consequente discernimento para encontrar novos modos e meios para que o Evangelho seja comunicado e vivido com alegria. No que diz respeito aos sacerdotes refere-se que eles dão o melhor de si mesmos e querem ser ajudados a olhar o seu ministério e a sua vocação em favor de todo o Povo de Deus e como membros do Povo de Deus.

            Tendo presente esta caminhada em que todos estamos comprometidos – bispo, sacerdotes, consagrados e leigos – e o bem da Diocese e de todas as comunidades, e depois de ter ouvido algumas instâncias diocesanas, em diálogo com todos os nomeados, hei por bem proceder às seguintes nomeações:

Padre João Paulo Soares Henriques (Moderador) e Padre Acácio da Cruz Pires – Párocos das paróquias de Canelas (São Tomé) e Fermelã (São Miguel), do arciprestado de Estarreja-Murtosa, tendo o P. Acácio da Cruz Pires autorização do seu Ordinário.

Padre Joaquim António Ferreira Magalhães, SCJ – Pároco da paróquia de Esgueira (Santo André), do arciprestado de Aveiro, com autorização do seu Provincial, continuando o Padre Daniel Paulo Gonçalves Rocha, SCJ, como moderador. Agradecemos ao Padre Armando Baptista da Silva, SCJ, toda a dedicação prestada a esta mesma paróquia de Esgueira e aos vários serviços pastorais assumidos na Diocese ao longo dos últimos anos.

Padre Jorge Manuel dos Santos Gonçalves – Pároco da paróquia do Veiros (São Bartolomeu), do arciprestado de Estarreja-Murtosa. Agradecemos ao Padre Tomás Marques Afonso toda a dedicação prestada a esta mesma paróquia de Veiros.

Padre José Augusto Pinho Nunes – Pároco das paróquias de Alquerubim (Santa Marinha) e de São João de Loure (São João Batista), do arciprestado de Albergaria-A-Velha.

Padre Querubim José Pereira da Silva pároco da Paróquia de Frossos (São Paio), do arciprestado de Albergaria-A-Velha, mantendo as missões para as quais estava nomeado.

Padre Ailton Rodrigues Lopes, SVD, vigário paroquial das paróquias de Lamas (Santa Maria), Recardães (São Miguel), Segadães (São pedro) e Trofa do Vouga (São Salvador), do arciprestado de Águeda, com autorização do seu Provincial.

Padre João Marques Ferreira dos Santos colaborador pastoral da paróquia da Glória, do arciprestado de Aveiro, mantendo as missões para as quais estava nomeado.

Padre Pedro Rafael Araújo Oliveira membro da Equipa do pré-seminário e do seminário de Aveiro, mantendo as missões para as quais estava nomeado.

Padre António da Graça Cruz, Colaborador pastoral das paróquias de Branca e Ribeira de Fráguas.

Padre António Francisco da Silva Cabeça, Assistente diocesano do Apostolado de Oração, mantendo as missões para as quais estava nomeado.

Diácono António Manuel Machado Antunes colaborador do P. José Augusto Pinho Nunes para as paróquias de Alquerubim e São João de Loure.

Aveiro, 25 de julho de 2022

+ António Manuel Moiteiro Ramos, Bispo de Aveiro


Please follow and like us:
Pin Share
  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • YouTube
RSS
Follow by Email